Mitos e verdades sobre a dor de cabeça

O que falam sobre dor de cabeça é mito ou verdade? Esclareça suas dúvidas aqui e veja como tratar desse sintoma que causa tanto incômodo! Edit snippet

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 09:00
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

1 –  Muita exposição ao sol pode resultar em dor de cabeça.

Verdade. “Luminosidade intensa ou exposição ao sol forte pode funcionar como um provocador de crises de enxaqueca”, esclarece Carla Jevoux, neurologista. Ficar um longo tempo em ambientes muito quentes também pode gerar as crises, já que o calor pode causar a dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.

mulher com dor de cabeça

Foto: Shutterstock Images

2 – Falar muito ao celular pode gerar dores de cabeça.

Mito. Apesar de alguns alarmistas afirmarem que o excesso de tecnologia pode fazer mal à saúde, não há comprovação científica sobre a relação do uso de telefones móveis e as dores de cabeça.

3 – Consumir alimentos gelados causa dor de cabeça.

Verdade. “A cefaleia do sorvete, ou cefaleia atribuída à ingestão de estímulo frio, é uma dor de curta duração, que pode ser intensa, produzida pela passagem de material frio sobre o palato ou parede posterior da faringe, em indivíduos suscetíveis”, explica a especialista. Segundo Carla, a dor desaparece dentro de cinco minutos após remoção ou ingestão do estímulo frio.

4 – Excesso de tempo em frente ao computador e televisão também podem resultar em cefaleia.

Mito. Não é raro escutar alguém culpar as horas do uso desses aparelhos pelas dores cranianas, porém não há estudos científicos que comprovem esse vínculo.

5 – Problemas no fígado ou no estômago causam enxaqueca/dor de cabeça.

Mito. Por quase sempre as crises de enxaqueca serem acompanhadas por náuseas e vômitos, muitas pessoas imaginam que o problema pode estar ligado a esses órgãos. “São sintomas transitórios que fazem parte do quadro clínico da própria enxaqueca. No passado, muitos pensavam que isso poderia ser ‘problema de fígado’”, destaca Carla.

SAIBA MAIS

5 dúvidas sobre remédios para dor de cabeça

Os tipos de dores de cabeça que afetam os brasileiros

Dicas para aliviar as crises de enxaqueca

6 – Problemas oftalmológicos fazem a cabeça doer.

Mito. Há quem associe a ausência dos óculos de grau com o surgimento da dor de cabeça, por “forçar a vista”. Porém, apenas erros de refração muito graves em crianças podem causar dores. “Embora a cefaleia por erros de refração seja rara, a conduta pediátrica mais comum é a avaliação oftalmológica que pouco ajuda no diagnóstico final da cefaleia”, afirma a neurologista. Mas não confunda a falta de uso de óculos com alguns problemas oculares, como estrabismo, que podem sim, causar dores de cabeça. Óculos multifocais também podem causam incômodos.

7 – Ficar muito tempo sem comer pode causar cefaleia.

Verdade. De acordo com a neurologista, a privação é um dos fatores das crises de enxaqueca: “Para algumas modalidades de cefaleia como a enxaqueca há fatores específicos que podem desencadear as crises. O jejum prolongado é citado pela maioria dos pacientes”. Porém, o habitual é que um mesmo paciente relacione dois ou mais provocadores das suas crises.

mulher com dor de cabeça

Foto: Shutterstock Images

8 – Batata na testa e nas têmporas alivia enxaqueca.

Verdade. Colocar rodelas geladas de batatas na cabeça aliviam o desconforto da enxaqueca. Isso acontece por causa do estreitamento dos vasos sanguíneos da região, devido ao frio das rodelas. Usar bolsas térmicas geladas também surte o mesmo efeito. Mas, atenção: elas apenas atenuam os sintomas, não curam as crises.

Consultoria: Carla Jevoux, neurologista