ESTILO DE VIDA

Conheça 5 mitos e verdades sobre o processo de emagrecimento

Uma dieta vegetariana é mais saudável e emagrece mais? Shakes podem substituir refeições? Tire essas e outras dúvidas sobre o processo de emagrecimento

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/12/2016 às 09:36
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando começamos a fazer dieta para emagrecer, muitas dúvidas aparecem. Afinal, são muitas dicas, exemplos e informações sobre esse assunto. Para ajudar a pensar melhor sobre sua alimentação e sobre os recursos utilizados no processo de emagrecimento , separamos alguns mitos e verdades. Confira!

1- Uma alimentação vegetariana ajuda a emagrecer e é mais saudável.

Depende. “Pode ajudar a emagrecer quando a pessoa adere a uma dieta balanceada para não ter déficit de nutrientes no organismo”, aponta a endocrinologista Flávia Funes. Se houver essa preocupação, pode render diversos resultados positivos para a pessoa, não só a perda de peso.

Esse tipo de alimentação é vantajoso, pois diminui as chances de desenvolver disfunções na saúde, como doenças cardiovasculares e câncer.

mulher boa forma balanca processo de emagrecimento

Tire suas dúvidas sobre o seu processo de emagrecimento! (Foto: Shutterstock.com)

2- Remédios moderadores de apetite funcionam no emagrecimento.

Verdade. “Os moderadores de apetite funcionam, mas só devem ser usados quando existe uma falha na mudança de estilo de vida e em pacientes obesos, ou seja, com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 30. Contudo, é importante que seja utilizado sempre com acompanhamento médico”, afirma Flávia.

Deve haver uma adaptação na alimentação também, já que a pessoa pode recuperar o peso caso deixe de tomar o medicamento.

3- Shakes podem substituir refeições.

Verdade. Em alguns casos, os shakes podem substituir as refeições e ajudar no processo de emagrecimento, desde que haja indicação e acompanhamento com um profissional capacitado, e que esse seja compatível com as suas necessidades.

“Esses produtos ajudam no emagrecimento, pois possuem valor calórico menor do que uma refeição normal e trazem uma combinação de nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas, fibras e uma baixa dose de carboidrato. Contudo, ele é um auxiliador e não o item principal da reeducação alimentar”, comenta a nutricionista Paula Fernandes Castilho. A indicação é de que essa substituição não ultrapasse o período de um mês.

4- Tomar caldos antes das refeições ajuda a saciar e comer menos.

Verdade. “O caldo pode ser usado no lugar da salada como uma entrada para reduzir a quantidade de alimentos na refeição. No entanto, precisa ser rico em água e vegetais e não deve ser engrossado com farinha e nem acompanhado de pães e queijo”, comenta Flávia.

Isso se dá porque a sopa preenche o estômago, evitando que você coma muito no prato principal.

5- Não é preciso acompanhamento especializado para emagrecer.

Mito. “É imprescindível que o emagrecimento seja acompanhado, pois, como é individual, o nutricionista ajuda a montar um cardápio pessoal e rico em nutrientes específicos para o tipo de perda de peso que a pessoa precisa”, explica Paula.

Além disso, o trabalho em conjunto com um(a) endocrinologista pode contribuir nesse processo.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral/ Edição: Érika Alfaro/ Consultorias: Flávia Ribeiro Funes, endocrinologia na Clínica Nuclehum, de São José do Rio Preto (SP); Paula Fernandes Castilho, nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo (SP).