Mitos e verdades sobre o dente siso

Você sabia que nem todo mundo precisa tirar o siso? Não? Então, confira esse e outros mitos e verdades a cerca do famoso dente siso!

None
Foto: pixabay.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/08/2017 às 11:00
Atualizado às 14:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Últimos molares a nascer, os dentes sisos – popularmente conhecidos como “dentes do juízo” – são temidos por muita gente, pois, em grande parte das vezes, eles chegam acompanhado de muita dor. Isso ocorre porque, em alguns casos, não há espaço suficiente para eles na boca. “Geralmente, os sisos começam a apontar entre os 16 e os 25 anos. Por possuírem estrutura e posicionamento variados, as ocorrências se diferem, fazendo com que ele apareça seguido de dor ou não”, comenta Dr. Paulo Coelho Andrade, especialista em implantodontia e odontologia estética.  Devido à fama de ser problemático, o dente siso possui estigmas e é motivo de apreensão. Abaixo, o especialista esclarece as principais dúvidas acerca do tema.

Todo mundo possui os quatro sisos?

Mito. Na maior parte das vezes, as pessoas apresentam os quatro sisos, dois superiores e dois inferiores. Entretanto, há casos em que o paciente pode apresentar a ausência de algum deles ou até mesmo de todos. Em outros, ele pode até estar ali, porém pode não acontecer a erupção.

É preciso extrair o siso em todos os casos?

Mito. A extração só é necessária caso o nascimento do terceiro molar atrapalhe o alinhamento da arcada dentária, cause alguma inflamação ou dor.

O siso pode interferir no alinhamento da arcada dentária?

Verdade. Por nascer tardiamente, pode ser que o paciente não possua espaço suficiente na boca para acomodá-lo. Ao apontar, ele pode empurrar os dentes já existentes e, consequentemente, entortá-los. Mas vale lembrar que cada caso é um caso, ou seja, se a pessoa possui espaço, não será necessária a extração.

dentistaA retirada do siso é indicada quando não tem espaço na boca Foto: shutterstock.com

É possível retirar os quatro sisos de uma vez?

Verdade. Inclusive, pode ser mais interessante remover todos de uma vez pois, como o pós-operatório requer alguns cuidados – repouso, medicação e alimentação à base de comidas líquidas e pastosas – este momento delicado será vivenciado apenas uma vez.

O dente siso precisa ser retirado na adolescência?

Depende. Caso seja indicada a extração do siso, o ideal é extraí-lo na adolescência, pois as raízes ainda não estão formadas e o tecido ao redor do dente está mais maleável.

Fonte: Paulo Coelho Andrade, mestre em Implantodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas de Campinas e especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.