Conheça os mitos e as verdades sobre a anemia

Saiba mais sobre os mitos e as verdades acerca da anemia, uma doença que aparece por conta da falta de ferro no organismo.

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/11/2016 às 12:17
Atualizado às 12:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A anemia é uma doença na qual a quantidade de hemoglobina no sangue se apresenta abaixo do normal, graças à carência de um ou mais nutrientes essenciais para o organismo. A mais conhecida de todas, a anemia ferropriva, aparece pela deficiência de ferro no organismo. Esse metal é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do corpo humano, sendo responsável pela produção de células vermelhas do sangue e pelo transporte de oxigênio para todas células do corpo.

Salada anemia vegetariana

Foto: Shutterstock

Vegetarianos correm mais risco de ter anemia?

Excluir todos os tipos de carne do cardápio pode, sim, oferecer um risco maior de desenvolver anemia. No entanto, ser vegetariano não é sinônimo de descuido com a saúde. “Se eles souberem utilizar as fontes vegetais com combinações que potencializam a absorção do ferro, e evitar aquelas que a prejudiquem, podem conseguir prevenir a anemia”, destaca a nutricionista funcional e esportiva Daniela de Almeida.

Adultos também podem desenvolver o distúrbio?

Há quem pense que somente crianças estão propensas a ter o distúrbio, mas qualquer pessoa e em qualquer idade pode. “Uma alimentação inadequada, assim como mulheres que possuem miomas, quando têm uma menstruação com muita perda de sangue, pode ocasionar o problema. O risco de anemia aumenta também na gestação, durante o aleitamento materno, e nos idosos”, explica a especialista.

mulher anemia atividade fisica

Foto: iStock.com/Getty Images

Pessoas anêmicas não podem praticar esportes?

Grande mito. A doença não é uma contraindicação para a prática de atividades físicas. Pode ocorrer de haver mais cansaço, deixando a pessoa indisposta para se exercitar, mas nada que impeça qualquer atividade.

Anemia mal tratada pode virar leucemia?

Uma doença não tem nada a ver com a outra. Apesar de ambas ocorrerem no sangue, uma amenia mal curada nunca evolui para uma leucemia, que é um tipo de câncer. Já quando o indivíduo tem leucemia pode ocorrer de também ter anemia, já que a medula óssea não produz corretamente os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

O diabetes é uma das causas da anemia?

Um dos tipos do distúrbio está ligado a doenças crônicas, como o diabetes. Ainda que haja estoque de ferro no organismo, o corpo não consegue utilizar a substância corretamente.

Texto: Natália Negretti

Consultoria: Daniela de Almeida, nutricionista funcional e esportiva

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.