Connect with us

O que você está procurando?

Para desvendar a relação entre chocolate e espinha, a dermatologista reponde aos 5 mitos e verdades sobre o chocolate e a pele. Confira!
- Foto: Shutterstock

5 mitos e verdades sobre o chocolate e a pele

Para desvendar a relação entre chocolate e espinha, a dermatologista reponde aos 5 mitos e verdades sobre o chocolate e a pele. Confira!

Com a chegada da Páscoa, a preocupação em relação ao chocolate e cuidados com a pele aumenta, mas será que o doce realmente dá espinha? Além das famosas barras e bombons, o chocolate também pode ser benéfico para o nosso corpo e muitas vezes é utilizado, por exemplo, em banhos de ofurô e tratamentos para cabelo e rosto, normalmente aplicados em spas e salões de beleza. Mas afinal, quais os mitos e verdades sobre o chocolate, esse alimento tão desejado no mundo todo? Para esclarecer as dúvidas, a dermatologista Dra. Cintia Guedes Mendonça responde algumas perguntas.

5 mitos e verdades sobre o chocolate e a pele

Foto: Shutterstock

Mitos e verdades sobre o chocolate:

Chocolate dá espinha?

Sim. O chocolate pode piorar o quadro de acne em pacientes predispostos. Ele, assim como outros carboidratos, tem alto índice glicêmico, aumentando a produção de insulina e, consequentemente, a produção sebácea.

Qual seria o chocolate mais aliado: amargo, ao leite ou branco?

O chocolate amargo e o meio amargo possuem maior quantidade de cacau e menor quantidade de manteiga de cacau e açúcar, tendo menor índice glicêmico.

Existe algum benefício em comer chocolate?

O chocolate é um ótimo antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento e até de doenças cardíacas, desde que consumido em pequenas quantidades (30g/dia).

Chocolate dá a sensação de bem-estar?

Sim. Após a ingestão do chocolate liberamos um hormônio chamado serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar.

O consumo excessivo do chocolate pode causar algum malefício?

Sim. Pode contribuir para o aparecimento de diabetes, piorar o colesterol e triglicérides, além de favorecer o ganho de peso. Já seu consumo em excesso em um único dia pode causar náuseas, diarreia, dores de cabeça e irritabilidade.

Fonte: Cintia Guedes Mendonça, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Site: www.clinicavitalli.com.br

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Casa & Decor

Decorar o quarto de casal é uma tarefa que exige alguns cuidados para deixar o ambiente elegante sem abrir mão do conforto!

Casa & Decor

Esses lindos evestimentos podem ser utilizados tanto no piso quanto nas paredes. Saiba onde aplicar as pastilhas na decoração para deixar a casa mais bonita

Casa & Decor

As arquitetas Natália Queiroz e Bruna Raid criaram um ambiente 3 em 1 que une cozinha funcional, sala de jantar e um espaço para as horas de lazer

Casa & Decor

Investir em revestimentos e determinadas peças de decoração é o segredo para alcançar aconchego no lar e deixar a casa preparada para os dias frios

Casa & Decor

O projeto da arquiteta Taciana Leme, todo à base em preto e branco, está em alta, mas é preciso tomar alguns cuidados para criar um ambiente aconchegante

Estilo de vida

Quando a fome bate é difícil controlar a vontade de ir até a cozinha, não é? Mas é possível. Saiba quais os alimentos que combatem os ataques à geladeira!

Estilo de vida

A alimentação saudável é uma maneira eficaz de conseguir proteger o corpo e afastar doenças, ao mesmo tempo em que ajuda no emagrecimento.

Estilo de vida

Não importa a atividade física que você irá fazer, beber água é fundamental. Conheça benefícios da hidratação para quem vai praticar corrida: