ESTILO DE VIDA

Mitos e verdades sobre o açúcar

Muito presente na alimentação das pessoas, o açúcar pode contribuir para a saúde, dependendo do seu tipo. Confira alguns mitos e verdades sobre o açúcar.

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2016 às 19:39
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Açúcar refinado, mascavo e orgânico são a mesma coisa

Tigela de cubos de açúcar, açúcar

Foto shutterstock.comar

Não. A principal diferença entre eles é a produção. Como passa por uma série de processamentos, o açúcar refinado acaba perdendo diversos nutrientes. Já o açúcar mascavo, por não sofrer refinamento, preserva vitaminas e minerais. O açúcar orgânico é produto da cana de açúcar cultivada sem produtos químicos, concentrando propriedades nutricionais parecidas com as do tipo mascavo.

Chocolate causa espinhas na pele

MITO. Não existem estudos teóricos que comprovem a relação entre o consumo de chocolate e o aparecimento de acne, já que a gordura ingerida não vai para a pele. Porém, uma alimentação rica em carboidratos pode estimular os hormônios da pele e prejudicar o mecanismo das glândulas sebáceas, ocasionando acúmulo de oleosidade.

Ingerir muito açúcar causa diabetes

DEPENDE. O diabetes tipo 1 é causado por um distúrbio na produção de insulina (hormônio que controla a absorção de açúcar). Já o diabetes tipo 2 não tem relação direta com a ingestão de açúcar, mas com a predisposição genética e fatores como a obesidade. “Porém, como consumir açúcar em excesso contribui para o aumento de peso e níveis elevados de gordura corporal interferem na ação da insulina, pode sim aumentar o risco de desenvolver diabetes”, esclarece a nutricionista Greice Caroline Baggio.

variedade de chocolates

Foto iStock.com/Getty Images

Chocolate é energético e melhora o humor.

VERDADE. Esse delicioso doce é rico em teobromina, substância semelhante à cafeína, que estimula o sistema nervoso e fornece mais disposição ao corpo. Além disso, o chocolate é capaz de estimular a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por proporcionar sensação de calma e prazer.

Saiba mais:

3 saladas nutritivas que combatem excesso de açúcar no sangue

Alimentos integrais ou refinados: qual a melhor opção?

Conheça os benefícios da água e da farinha de berinjela

Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista