Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Tire suas dúvidas sobre o estilo de alimentação vegetariana, saiba o que é verdade e o que não passa de mentira sobre o assunto e adote-o sem medo!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana!

Tire suas dúvidas sobre o estilo de alimentação vegetariana, saiba o que é verdade e o que não passa de mentira sobre o assunto e adote-o sem medo!

[PAGE TITLE]

A dieta vegetariana pode prejudicar a saúde.

Mito. Por ser pobre em gordura saturada e colesterol, uma dieta vegetariana previne doenças cardiovasculares e combate a obesidade. Os vegetarianos que não consomem leite e ovos devem ter apenas um cuidado maior em relação ao cálcio e à vitamina B12. Assim, é necessário tomar suplementos ou consumir alimentos acrescidos com esses nutrientes.

mulher cortando uma cenoura e outros legumes ao redor dela

Foto: iStock.com/Getty Images

A vitamina B12 pode ser encontrada em algum tipo de alimento vegetal.

Mito. Na realidade, a vitamina B12 não é produzida nem por animais, nem por plantas, mas sim por microorganismos como fungos e bactérias. Como animais ingerem esses microorganismos, eles se tornam fontes de vitamina B12 para os carnívoros.

SAIBA MAIS

Como equilibrar o cardápio vegetariano?

Vantagens e desvantagens de ser vegetariano!

Receita: estrogonofe vegetariano!

Crianças que não tomam leite podem ter seu desenvolvimento prejudicado.

Mito. O leite animal não é a única fonte de cálcio existente na natureza. O mineral pode ser encontrado com tranquilidade em verduras escuras, como brócolis, agrião e rúcula. Atualmente, também é possível comprar nos supermercados o leite de soja acrescido com o mineral.

A culinária vegetariana não é saborosa.

Mito. O vegetariano possui todo o reino vegetal para utilizar como ingrediente, o que garante pratos saborosos, saudáveis e uma rotina alimentar bastante variada.

Vegetarianos são menos propensos a certos tipos de câncer.

Verdade. Como a alimentação vegetariana é rica em vitaminas, minerais e alimentos que regularizam o trânsito intestinal, há menos probabilidade do vegetariano desenvolver câncer de próstata, reto e intestino.

Grávidas vegetarianas possuem carência de ferro quando comparadas às não vegetarianas.

Mito. As gestantes (independentemente de serem vegetarianas) podem apresentar carência de ferro porque o bebê “rouba” esse mineral da mamãe para se desenvolver. O que acontece é que o ferro de origem vegetal é mais sensível àquelas substâncias que atrapalham a sua absorção pelo organismo (como o cálcio e a cafeína). Em contrapartida, a dieta do brasileiro é rica em arroz e feijão, que são fontes de ferro.

Vegetarianos podem praticar esportes com regularidade.

Verdade. A alimentação vegetariana garante todos os nutrientes necessários para a prática de esportes. Após o treino, é importante ingerir uma porção de carboidratos (cereais e massas) e outra de proteína (grãos, leite e ovo). Enquanto a primeira repõe energia, a segunda atua na reconstrução muscular.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: livro Dieta Vegetariana, autor Charles Attwood e RG Nutri, Editora Madras

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Confira como colocar na prática 3 atividades para crianças no primeiro dia de aula

Estilo de vida

Carnívoros por excelência, eles se adaptaram aos mais variados ambientes: pradarias, desertos, montanhas e selvas. Conheça os felinos!

Estilo de vida

A Disney leva para a Bienal do Livro de São Paulo um espaço temático inspirado em Moana, a nova animação que estreia em janeiro de 2017

Estilo de vida

Veja como a metodologia de estimular manifestações artísticas contribui para o aprendizado

Estilo de vida

Verbos irregulares em inglês podem causar dúvidas, principalmente para quem vai prestar vestibular ou Enem. Confira os principais verbos irregulares

Estilo de vida

Está sem grana? Veja como usar as redes sociais para encontrar um emprego!

Estilo de vida

Treine a leitura e foque seus estudos na compreensão da língua inglesa para se dar bem no Enem e em outros exames vestibulares!

Estilo de vida

Veja como trabalhar coordenação motora, comunicação e cooperação a partir de atividades com dança