ESTILO DE VIDA

Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana!

Tire suas dúvidas sobre o estilo de alimentação vegetariana, saiba o que é verdade e o que não passa de mentira sobre o assunto e adote-o sem medo!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/08/2016 às 17:08
Atualizado às 12:19

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A dieta vegetariana pode prejudicar a saúde.

Mito. Por ser pobre em gordura saturada e colesterol, uma dieta vegetariana previne doenças cardiovasculares e combate a obesidade. Os vegetarianos que não consomem leite e ovos devem ter apenas um cuidado maior em relação ao cálcio e à vitamina B12. Assim, é necessário tomar suplementos ou consumir alimentos acrescidos com esses nutrientes.

mulher cortando uma cenoura e outros legumes ao redor dela

Foto: iStock.com/Getty Images

A vitamina B12 pode ser encontrada em algum tipo de alimento vegetal.

Mito. Na realidade, a vitamina B12 não é produzida nem por animais, nem por plantas, mas sim por microorganismos como fungos e bactérias. Como animais ingerem esses microorganismos, eles se tornam fontes de vitamina B12 para os carnívoros.

SAIBA MAIS

Como equilibrar o cardápio vegetariano?

Vantagens e desvantagens de ser vegetariano!

Receita: estrogonofe vegetariano!

Crianças que não tomam leite podem ter seu desenvolvimento prejudicado.

Mito. O leite animal não é a única fonte de cálcio existente na natureza. O mineral pode ser encontrado com tranquilidade em verduras escuras, como brócolis, agrião e rúcula. Atualmente, também é possível comprar nos supermercados o leite de soja acrescido com o mineral.

A culinária vegetariana não é saborosa.

Mito. O vegetariano possui todo o reino vegetal para utilizar como ingrediente, o que garante pratos saborosos, saudáveis e uma rotina alimentar bastante variada.

Vegetarianos são menos propensos a certos tipos de câncer.

Verdade. Como a alimentação vegetariana é rica em vitaminas, minerais e alimentos que regularizam o trânsito intestinal, há menos probabilidade do vegetariano desenvolver câncer de próstata, reto e intestino.

Grávidas vegetarianas possuem carência de ferro quando comparadas às não vegetarianas.

Mito. As gestantes (independentemente de serem vegetarianas) podem apresentar carência de ferro porque o bebê “rouba” esse mineral da mamãe para se desenvolver. O que acontece é que o ferro de origem vegetal é mais sensível àquelas substâncias que atrapalham a sua absorção pelo organismo (como o cálcio e a cafeína). Em contrapartida, a dieta do brasileiro é rica em arroz e feijão, que são fontes de ferro.

Vegetarianos podem praticar esportes com regularidade.

Verdade. A alimentação vegetariana garante todos os nutrientes necessários para a prática de esportes. Após o treino, é importante ingerir uma porção de carboidratos (cereais e massas) e outra de proteína (grãos, leite e ovo). Enquanto a primeira repõe energia, a segunda atua na reconstrução muscular.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: livro Dieta Vegetariana, autor Charles Attwood e RG Nutri, Editora Madras