ESTILO DE VIDA

Mitos e verdades sobre alimentos industrializados

Os alimentos industrializados estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de alimentos. Isso está acontecendo por conta da praticidade destes produtos.

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Foto Gisele Tesser/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2016 às 19:52
Atualizado às 20:59

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Os alimentos industrializados estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de alimentos. Isso está acontecendo por conta da praticidade destes produtos, afinal já são comprados prontos ou semi-prontos. As pessoas tem trocado a qualidade dos alimentos naturais, pela facilidade dos produtos industriais. Confira alguns mitos e verdade!

biscoito de aveia

Foto Gisele Tesser/Colaborador

Biscoitos de aveia oferecem os mesmos benefícios da aveia in natura

Não. “O ideal é o consumo da aveia crua, em vitaminas, saladas de frutas ou iogurtes, pois a quantidade de betaglucanas é reduzida quando a aveia é aquecida, como no preparo de mingaus, bolos e biscoitos”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Betaglucanas são fibras que reduzem a absorção de gorduras e açúcares durante a digestão, controlando os níveis de colesterol e glicose no sangue.

Barrinhas de cereais são bons lanches e ricos em fibras

VERDADE. Combinando alguns tipos de cereais, as barrinhas oferecem boa quantidade de fibras, que melhoram o trânsito intestinal e aumentam a sensação de saciedade, por isso são boas opções para lanches durante a manhã e tarde. Verifique sempre o rótulo e opte por produtos sem muito açúcar ou sódio. Dispense também os que contêm atrativos como chocolate e camadas de doces.

Suco de uva concentrado e engarrafado também protege o coração

VERDADE. Apesar de industrializado, o suco de uva concentrado contém substâncias antioxidantes, que previnem doenças cardiovasculares e o desenvolvimento de câncer. Porém, sucos naturais sempre são vantajosos, pois oferecem também diversos outros nutrientes e, se preparados com a casca da fruta, ainda fornecem fibras.

Sucos industrializados são ricos em vitaminas

MITO. Cheios de corante e açúcar, os sucos de caixinha geralmente possuem somente uma parte composta de polpa natural da fruta, que já perdeu grande parte dos nutrientes. Sucos preparados com frutas frescas e bebidos logo após o preparo são mais saudáveis e nutritivos.

ervilha

Foto Paula Casério

Milho e ervilha enlatados oferecem os mesmos nutrientes que os alimentos frescos

Não. “Os enlatados fornecem menos micronutrientes e maior teor de sódio, que em excesso é prejudicial”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio. Isso sem contar os conservantes contidos nesses alimentos.

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Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista