Connect with us

O que você está procurando?

Mitomania é um distúrbio que faz a pessoa perder o controle da frequência e das consequências das mentiras que conta. Entenda mais, no portal Alto Astral!
- Foto: Reprodução / YouTube GIOH Oficial

Mitomania: Deborah Secco assume “Já fui viciada em mentir”; entenda essa doença!

Mitomania é um distúrbio que faz a pessoa perder o controle da frequência e das consequências das mentiras que conta. Entenda mais, no portal Alto Astral!

Mitomania é o nome dado para a compulsão em contar mentiras, aceitando-as como verdade. Deborah Secco participou de vídeo para o canal GIOH, comandado pela Giovanna Ewbank. Com o clima de papo entre amigas, a atriz confessou que mentiu muito e por tudo, durante muito tempo da vida.

Você sabe quando a mentira se torna uma doença? Quando não detectada e controlada, ela pode deturpar todo o dia a dia causando estresse, falta de confiança em si e dos outros, além de desvios de personalidade. Entenda mais sobre o problema, a seguir.

Mitomania Deborah Secco assume vicio em mentir em canal do YouTube

Foto: Reprodução / YouTube GIOH Oficial

“Eu era uma pessoa viciada em mentir, doente”

Depois de um papo sobre o casamento com Hugo Moura e o nascimento da pequena Maria Flor, chegou o momento das perguntas dos internautas.

Deborah, você é viciada em mentir? “Eu não tinha nem pra quê mentir, mas eu mentia”, revelou a atriz Deborah Secco e completou “Quantas vezes eu já me ferrei…”

Isso levantou uma discussão sobre quando o hábito de mentir passa dos limites. Quando isso acontece, o nome dado é mitomania.

Mitomania

Foto: Divulgação

O que é mitomania

Entendida como um distúrbio de personalidade, a Mitomania ou Síndrome do Pinóquio, conhecida popularmente, é uma doença que faz com que a pessoa minta sem parar. Quem sofre com isso costuma inventar histórias que, no fundo, sabe que são falsas, mas gostaria que fossem verdadeiras. Às vezes, chega até a acreditar na “realidade inventada”.

A diferença entre alguém que “mente muito”

“A pessoa vira refém do comportamento de mentir, precisando fazê-lo sem limites para se sentir bem. Quando confrontada com a falsidade de suas afirmações, apresenta a capacidade de reconhecer a não-veracidade dela, porém, demonstra uma tendência compulsiva a repetir a mesma mentira ou a criar uma outra pouco tempo depois” explicou o psiquiatra Leonardo Gama Filho ao portal Guia da Semana.

Diferente de quem mente, mas tem consciência exata do que faz. Há pessoas que têm o hábito de mentir para se livrar de problemas ou situações, por exemplo. Isso vira uma mania ruim, mas ela não cai na ilusão do que falou. Sabe bem o que e pra quem foi dito, mesmo que com frequência.

Mais papo sobre saúde? No Alto Astral tem!

As causas para uma pessoa ser mitômana

A mitomania aparece, em geral, pela necessidade de atenção e de aceitação. Se o paciente não fizer um tratamento psicológico, pode até desenvolver transtornos mais sérios, como a depressão. Acredita-se, também, que a tentativa de se proteger de situações constrangedoras seja o pontapé do problema.

Os sinais de que alguma coisa está fora do controle

Segundo o Minuto da Psicologia, os principais sinais da mitomania são:

  • As histórias que a pessoa conta não são ilusões e não são totalmente incertas, uma vez que muitas vezes têm traços de verdade;
  • A tendência à mentira é prolongada, uma vez que é um traço de personalidade e não situações relacionadas ao ambiente social;
  • As histórias e mentiras geralmente são descritas de forma positiva e favorável;
  • A pessoa passa a acreditar que os eventos imaginados ocorreram, negando veemente que esses eventos são fantasias de sua mente.

Como tratar a Síndrome

Quem pode dar um diagnóstico preciso do distúrbio é um médico psiquiatra, após entrevistas e exames de comportamento. A família e os amigos mais próximos podem ajudar muito nesse processo.

Para tratar, são usados medicamentos e sessões psiquiátricas, mas não deixa de ser bem delicado. É um estilo de vida sendo levado, muitas vezes, durante anos, um hábito, uma mania e histórias enroladas uma na outra, atrapalhando a convivência. Receber um diagnóstico desse significa ter que reorganizar tudo o que foi construído até então e isso pode mexer muito com o paciente.

Por isso, tão importante quando o tratamento médico, é o apoio de quem entende e aceita as condições de quem sofre a doença.

A cura da mitomania: no Brasil, cara e demorada

A terapia pode levar a pessoa à alcançar a cura da mitomania, mas é preciso ter consciência de que isso leva tempo e investimento financeiro. No Brasil, o custo com profissionais dessa área costumam ser um pouco salgados, com preço médio de R$ 100 pra mais.

Pelo SUS, em geral os primeiros atendimentos são feitos por um médico psicólogo, que orientará e encaminhará para a psiquiatria. Entretanto, o processo é bastante demorado, já que a mitomania não é considerada uma doença de risco pelo Sistema Único de Saúde.

LEIA TAMBÉM:

 

Fontes: Tua Saúde/Guia da Semana/Minuto da Psicologia

Advertisement

Estilo de vida

O maestro João Carlos Martins está internado com embolia pulmonar. Entenda mais sobre o caso e sobre a doença, e como se prevenir!

Estilo de vida

O que é TOC? O filme 'TOC' vai estrear em fevereiro com a Tatá Werneck interpretando uma personagem que sofre do transtorno. Entenda mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Conversamos com a nutricionista Paula Castilho para desvendar 10 mitos e verdade sobre a intolerância à lactose. Confira!

Receitas

Aprenda a fazer um delicioso pintado ao molho de camarão que fica pronto em apenas 30 minutos! Clique, confira a receita e faça já em casa!

Vídeos

Confira o vídeo com o passo a passo de uma poderosa simpatia para ter sorte em sua vida. Faça o ritual com fé e tenha sucesso sempre!

Receitas

Clique e confira esta receita de um clássico da culinária: Bacalhau crocante! É saudável, fácil de fazer e fica uma delícia!

Moda & Beleza

Não são só as pernas, braços e rosto que necessitam de cuidados diários. As mãos também necessitam de cuidados e muita proteção para estarem sempre lindas!

Moda & Beleza

Higienizar as giletes é uma forma de evitar irritações e problemas de pele, e ter uma depilação mais duradoura, além de uma pele mais bonita e macia