Conheça os benefícios do mirtilo, também conhecido blueberry

Planta muito apreciada devido ao seu sabor, o Mirtilo é usado para diversos fins. Na saúde, é um importante aliado contra as bactérias

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/01/2017 às 12:42
Atualizado às 13:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muito consumido nos Estados Unidos e na Europa, o mirtilo – ou blueberry, como também é conhecido -, ajuda a regular o açúcar no sangue, e é muito rico nutricionalmente. A seguir, saiba mais sobre esse delicioso fruto!

mirtilo

Foto: Shutterstock

De olho nas pesquisas

O que poucos sabem, é que a fruta tem uma série de propriedades que a tornam grande aliada para quem deseja emagrecer de forma saudável. Uma pesquisa desenvolvida em 2014 na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que o blueberry estimula a perda de gordura abdominal, pois possui baixo índice glicêmico e seus carboidratos atingem a corrente sanguínea de forma mais lenta. Esses fatores, associados à proporção de fibras contidas na fruta, proporcionam uma sensação de saciedade por mais tempo.

Um pouco mais a fundo

O arbusto pertencente à família Ericaceae, é uma planta de pequeno porte, que cresce em regiões úmidas da Europa. Gosta de terrenos férteis e de muita água, por isso não se dá bem em zonas secas e quentes. Da composição do Mirtilo fazem parte nutrientes como ácidos orgânicos, taninos, vitaminas, flavonoides, ferro e magnésio. As partes que podem ser usadas são as bagas, de cor azulada, que são os frutos e as folhas. De tamanho pequeno e constituído por raízes muito finas, o Mirtilo precisa de solos ácidos, que lhe forneça a quantidade necessária de ferro. São conhecidas diversas espécies espalhadas um pouco por todo o mundo. Em Portugal, é na zona do vale do Rio Vouga que o mirtilo prospera.

Benefícios

O fruto ainda trata de casos de diarreia grave, atua contra infecções da boca, minimiza infecções pulmonares e problemas respiratórios, estabiliza a febre, combate germes e bactérias – principalmente as que podem originar infecções urinárias – melhora a visão – devido à presença de luteína e de outras vitaminas -, reduz a formação dos radicais livres e do mau colesterol e, por fim, colabora na promoção da boa circulação sanguínea. Mesmo manipulado na culinária, o mirtilo mantém todas as propriedades benéficas. As suas folhas também podem ser usadas externamente no tratamento de feridas.

LEIA TAMBÉM:

Texto: Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.