Minimize a ingestão de sódio e elimine o desconforto do inchaço!

Para evitar o desconforto do inchaço e o excesso de peso, algumas mudanças de hábitos para minimizar a ingestão de sódio é indispensável!

- Foto: iStock.com/Getty Images

Presente em quase tudo o que comemos, o sal é rico em sódio, um nutriente essencial para o organismo, pois controla o volume sanguíneo, mantendo o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Porém, em excesso, sobrecarrega os rins, causando retenção de água e o aumento da pressão arterial (hipertensão). Outra desvantagem ao exagerar no sal é o risco de desencadear infarto, isquemia cerebral e insuficiência renal. De acordo com a nutricionista Fernanda Granja, de São Paulo (SP), a quantidade permitida para o consumo humano é de 5 ou 6 gramas de sal por dia, cerca de 1 colher (chá), que equivalem a 2 gramas de sódio. A ingestão moderada de sódio na dieta é essencial para evitar o inchaço e, consequentemente, o aumento de peso. “Um fato interessante, e que pouca gente sabe, é que, além de inchar, o sal pode favorecer o ganho de peso. A ingestão de sódio possui ligação com os níveis de insulina, já que ela promove a reabsorção renal do sal, sendo que em situações de hiperinsulinemia (excesso de insulina circulante), essa ação ocorre de forma exacerbada”, explica Fernanda.

Mulher colocando sal na comida

Foto: iStock.com/Getty Images

Perigos à vista!

– Evite usar saleiro à mesa, assim você não cai na tentação de colocar mais do que precisa.

– Cuidado com produtos em conserva ou embutidos, como peito de peru, salame, entre outros. Esses alimentos contêm sódio em excesso.

– Na hora das compras, leia os rótulos e procure consumir aqueles com baixo teor de sódio.

Substitua os alimentos industrializados pelos frescos, sem sal adicionado.

– Evite preparações instantâneas, congeladas ou enlatadas.

– Caso você coma uma refeição rica em sal, balanceie o resto do dia com refeições pobres em sódio.

– Lembre-se de que algumas frutas e vegetais contêm, naturalmente, pouco sódio.

– Procure diminuir a ingestão de sódio sal e enriqueça seus pratos substituindo-o por ervas como manjericão, tomilho, coentro, sálvia, alecrim e açafrão, por exemplo.

– No lugar do sal comum, use o sal marinho, o rosa ou o light (vale até intercalar!). O sal marinho é bem mais saudável e contém menos sódio.

Temperos de ervas para diminuir a ingestão de sódio

– Para peixes e legumes: Misture 1 colher (sopa) de manjericão seco, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 2 folhas de louro picadas, 1 colher (chá) de alecrim e raspas de 1 limão. Guarde em um recipiente e conserve na geladeira.

– Para assados: Bata no liquidificador 1 colher (sopa) de coentro em grão ou em pó, 4 colheres (sopa) de louro em pó, 3 colheres (sopa) de manjericão seco, 2 colheres (sopa) de cravo em pó, 1 colher (sopa) de mostarda em grão e 2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino branca em grão. Guarde em um recipiente tampado na geladeira.

Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Fernanda Granja, nutricionista de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência