Connect with us

O que você está procurando?

Consumido sem moderação, o mineral, também chamado de sal, se torna o grande vilão da dieta e chega a causar graves problemas de saúde
- Foto: iStock.com/Getty Images

Mineral: sódio em excesso causa prejuízos à saúde

Consumido sem moderação, o mineral, também chamado de sal, se torna o grande vilão da dieta e chega a causar graves problemas de saúde

O mineral é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do organismo mas, em excesso, pode causar sérios prejuízos à saúde. Usado para aumentar o prazo de validade dos alimentos industrializados, o sódio está presente no dia a dia dos brasileiros de diferentes maneiras, e engana-se quem pensa que ele é utilizado apenas em produtos salgados, os doces também levam boas quantidades deste conservante. Entenda a porção ideal a ser consumida por dia e como fugir do exagero.

Evite o perigo

O grande risco do consumo excessivo de sódio é desenvolver problemas cardiovasculares, como a hipertensão. O mineral faz com que o volume do sangue aumente, sobrecarregando o coração, e ainda leva a um descontrole nas concentrações e excreções de outros minerais no organismo, como potássio e cálcio, contribuindo para o surgimento de doenças, como osteoporose e pedras no rim. Para reduzir o risco, não há segredo: a quantidade do mineral deve ser diminuída no prato e ficar de olho nos rótulos e embalagens.

Mineral além do ideal

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5g de sal (uma colher de chá) – equivalente a 2g de sódio – é a quantidade ideal para o consumo diário para pessoas saudáveis. Segundo pesquisas, o brasileiro consome mais que o dobro do indicado, em média 11,38g de sal. Evitando o exagero, você contribui para a perda de peso, pois se livra da retenção de líquidos. Isso porque, para cada 9g de sal ingeridas, o organismo retém um litro de água.

Entenda a diferença

O sal de cozinha é o cloreto de sódio, sendo que 1g de sal contém 0,4g de sódio. No caso dos alimentos processados, até mesmo os doces podem conter sal, pois o mineral é usado pela indústria para manter os produtos conservados por mais tempo e ressaltar o seu sabor. As embalagens trazem o valor em sódio, basta multiplicar a quantidade descrita no pacote por 0,00254 e você saberá quanto de sal está consumindo.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Portal do Departamento de Atenção Básica, SUS; Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008-2009); Pesquisa Anual de Serviços (2009), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

É possível encontrar diversos tipos de iogurte para o consumo, incluindo os com baixo índice de açúcar e sem lactose, por exemplo. Descubra as diferenças!

Mundo místico

Aos 80 anos de idade, o pontífice vive ativamente nas redes sociais, compartilhando ideais e reflexões. Confira o que diz o Papa Francisco no Twitter!

Estilo de vida

Com ação termogênica, ele contribui para o bom funcionamento de diversas atividades corporais. Confira por que o gengibre emagrece!

Estilo de vida

Descubra quais são os principais benefícios da cereja, como fortalecimento do sistema imunológico, e se convença a consumi-la sem medo todos os dias.

Estilo de vida

Descubra os principais benefícios do aipo para a sua saúde e aprenda a preparar receitas saborosas com esse alimento superespecial!

Estilo de vida

Quer manter a saúde em dia e ainda perder uns quilinhos extras? Não deixe de experimentar esse cardápio com 7 sucos detox

Estilo de vida

Receitas especiais para você aprender a fazer panquecas coloridas para dar um toque especial em seus pratos e receber elogios na cozinha

Estilo de vida

A Alemanha é um país repleto de história, cultura e... Castelos. Confira os mais belos e imponentes castelos para se conhecer no país.