Mindfulness: vários benefícios em questões de minutos!

Se você ainda não conhece a técnica de mindfulness, fica a dica para o verão. Essa forma de meditação melhora e muito as habilidades cognitivas. Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/01/2017 às 12:08
Atualizado às 13:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um ponto positivo para quem pratica mindfulness (técnica que exige um estado mental de atenção plena por meio da meditação). Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte, pacientes que praticavam mindfulness tinham suas habilidade cognitivas críticas melhoradas significativamente. E o mais interessante é que os benefícios apareceram em 4 dias com apenas 20 minutos por dia.

mulher fazendo meditaçao

Foto Shutterstock.com

Dados do estudo

Ele consistiu em avaliar os pacientes após as sessões de meditação. Eles eram submetidos à uma bateria de testes e exames que avaliavam: humor, memória, atenção visual, atenção e vigilância. O grupo que praticava meditação se saiu melhor em todos os testes cognitivos. Nas tarefas em que os participantes tinham que processar informações sob restrições de tempo causando estresse, o grupo treinado também se saiu melhor.

Para complementar

Outro estudo recente realizado na Califórnia (EUA), apontou que a meditação regular pode melhorar o QI (Quociente de Inteligência). Segundo a pesquisa conduzida por Siegfried Othmer, pessoas que meditaram com frequência puderam aumentar em até 23 pontos o QI, e mantiveram essa mudança um ano depois ao final da experiência.

 Previna-se com mindfulness

As práticas de mindfulness são , em geral, derivadas das técnicas meditativas. E podem ser usadas como prevenção de problemas físicos e psicológicos, pois ajudam as pessoas a lidarem melhor com o estresse crônico do dia, que está associado a uma série de doenças, com ansiedade, depressão, hipertensão, diabetes, etc.

Leia também: 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.