Meu cachorro late muito, o que eu faço?

Cinco passos com dicas de como amenizar o problema se o seu cachorro sempre acorda a vizinhança toda vez que você sai de casa.

None
Cachorros precisam se adaptar lentamente a ficarem sem seus donos. Mudanças abruptas são prejudiciais (FOTO: Shutterstock Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/11/2017 às 11:30
Atualizado às 13:47

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter um cachorro é saber que ele fará parte da maioria das atividades de casa e estará presente em todos os cômodos que você deixar. O quarto, por exemplo, pode ser um cômodo comum para o animal. Dormir com o cachorro pode ser algo muito bom, principalmente quando se mora sozinho, mas é preciso estabelecer limites para que ele não se torne dependente e lata sempre que estiver longe de você – mesmo dentro de casa. Nesses cinco passos do especialista em pets Alexandre Rossi, você tem dicas de como amenizar esse problema se o seu cãozinho sempre acorda a vizinhança toda vez que você sai de casa.

1. Não tenha pressa

Se seu cachorrinho já tem o hábito de dormir ou estar com você no quarto, ser deixado para fora de uma hora para outra gera ansiedade e a faz adotar esses comportamentos;

2. Pense no ambiente

Lembre-se de que o cão é um animal social, que vê na família humana a sua referência. Para acostumá-lo a ficar em outro ambiente, o ideal é que você transforme o local em algo legal;

3. Comece aos poucos

Dê um brinquedo que ele goste muito (aquele que o deixa distraído por um tempo) e entre no quarto;

4. Aja normalmente

Feche a porta e, logo em seguida, saia, antes de ele se dirigir para a porta. Não faça festa nem olhe para ele;

5. Faça de novo

Faça assim algumas vezes, até perceber que ele fica entretido com o brinquedo sem se preocupar com você. Aumente o tempo em que fica no quarto, sempre cuidando para sair quando ele ainda está tranquila.

Dessa forma, ele começará a perceber que ficar sozinho em outro cômodo não é ruim, pois você logo aparece e, além disso, ele está se divertindo com um brinquedo. Com paciência e persistência, você conseguirá.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Alexandre Rossi, especialista em pets //Texto: Redação Alto Astral // Edição: Luis Felipe Silva

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.