Gestalt terapia: conheça os métodos utilizados pelo terapeuta

A gestalt terapia pode ser trabalhada de maneira individual, em grupo, com famílias ou com qualquer outra modalidade de atendimento

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 14:26
Atualizado às 11:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O gestalt terapeuta pode trabalhar de maneira individual, em grupo, com famílias ou com qualquer outra modalidade de atendimento. Desse modo, Marcelo explicita que o papel do profissional é cuidar da relação que está sendo constituída, porque a gestalt terapia acredita que o ser humano se transforma a partir das relações que ele estabelece. “Por exemplo, hoje você é diferente do que você era há seis meses, e isso acontece porque você viveu coisas que te transformaram”, ilustra.

gestalt terapia métodos

FOTO: Shutterstock

O especialista esclarece que, de uma certa forma, a mudança é um processo natural do ser humano e que a gestalt terapia cria um espaço de troca e de relações que facilitam essa mudança, porque é um local protegido onde a pessoa pode se expor e se colocar de um jeito que ela normalmente não faz na sua vida. “Além disso, o tipo de conhecimento desenvolvido dentro de perspectivas gestalt não é puramente teórico. A pessoa, quando vem para a terapia, é porque, de alguma maneira, vive um desencontro com a sua realidade. Tendo em vista essa situação, os indivíduos não lidam com o mundo de uma forma teórica, mas interagindo com ele, por isso o espaço terapêutico é de experimentação”, finaliza.

SAIBA MAIS

Qual a técnica por trás do modelo de terapia Gestalt?

Entenda o que é o modelo psicoterapêutico Gestalt

Texto: Érika Alfaro Edição: Angelo Matilha Cherubini

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.