ESTILO DE VIDA

Mesmo na barriga, seu bebê sente tudo!

Antes de nascer, o feto já é capaz de sentir as emoções que sua mãe vive na gravidez, além de reagir a ruídos. Veja o que o bebê sente antes de nascer!

None
Shutterstock_Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/06/2016 às 20:00
Atualizado às 15:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A partir do quinto mês de gravidez, o bebê já consegue sentir gosto, reagir à luz, além de ser sensível ao tato. Mas é através dos sons que ele tem contato com o mundo exterior, percebendo os ruídos do corpo da mãe, principalmente as batidas do coração, já que com aproximadamente 21 semanas a audição do feto já está completamente desenvolvida.

mãe, mulher grávida com mãos na barriga

Shutterstock Images

Estudos indicam que a pulsação normal da mãe acalma o bebê, e a agitada deixa-o mais acelerado. O feto também se movimenta muito quando a mãe grita ou ouve música estridente. Enquanto que a música suave tranquiliza a gestante e o bebê. Por isso é importante que a mãe tenha uma gestação bem tranquila durante os nove meses.

grávida de jeans e blusa branca, sentada no sofá com fone de ouvido na barriga, ouvindo música

Shutterstock Images

A pediatra Beatriz Vorschirm Brocky diz que o feto tem sensibilidade e percebe quando há algum problema. “Alguns acham que os bebês não entendem nada, mas isso não é verdade. Eles sentem tudo, têm muita sensibilidade  e sentem através de todos os sentidos”.

Acalme seu bebê

A primeira ligação do feto com a mãe se dá através da palavra. Não é de se estranhar que a voz da mãe tenha um efeito quase mágico e, logo após o nascimento, acalme o bebê, mesmo antes de ele reconhecer seu rosto. Da mesma forma, a mãe que conversa durante a amamentação deixa o bebê mais relaxado.

Por isso, é possível afirmar que o comportamento da criança vai depender de como a mãe se portou durante a gestação. “Se ela teve uma gravidez agitada, a criança pode tornar-se insegura, dependente. Gravidez não é doença, mas requer cuidados. A mãe deve cuidar de sua saúde para passar bem-estar a ela e ao seu bebê”, explica a médica. Portanto, durante a gravidez, mande manifestações de carinho, assim seu pequeno perceberá que é bem-vindo.

homem negro sem camisa, ouvindo o bebê na barriga da mulher grávida

Shutterstock Images

5 dicas para estimular o bebê

  • Massageie a barriga e converse com o bebê durante a gravidez. Ele precisa deste vínculo afetivo, para saber que é amado e está sendo esperado pela família.
  • Use sempre um tom de voz baixo. Fale coisas agradáveis e com bastante suavidade.
  • Você pode contar histórias curtas e repetidas para ele.
  • Cante as suas canções preferidas ou coloque músicas de ninar para ele ouvir, antes e depois do parto.
  • O pai ou companheira também devem conversar com o bebê, para que ele se acostume com a voz.

SAIBA MAIS

Acompanhe as fases da gravidez mês a mês

Descubra tudo sobre o exame pré-natal

Dicas para ter uma gestação ativa