Connect with us

O que você está procurando?

É preciso que haja uma relação equilibrada entre corpo e mente. Essa união mantêm tudo regularizado, ou seja, o organismo em ordem.
- Foto Shutterstock.com

Mente e corpo: uma relação saudável!

É preciso que haja uma relação equilibrada entre corpo e mente. Essa união mantêm tudo regularizado, ou seja, o organismo em ordem.

É preciso que exista um equilíbrio entre corpo e mente para que o organismo funcione bem. “Quem padece de um transtorno de ansiedade pode apresentar sintomas físicos em qualquer outro órgão ou sistema do corpo – taquicardia, sudorese excessiva, dor de cabeça, aumento da pressão arterial”, explica o psiquiatra Eduardo Birman. A medicina caracteriza esses casos como doenças psicossomáticas. “Em outra síntese, é uma enfermidade física derivada de fatores psicológicos”, esclarece o psicanalista Paulo Miguel Velasco.

ilustração de um cérebro

Foto Shutterstock.com

O 2º CÉREBRO

Nas últimas décadas, pesquisadores descobriram que o intestino, além de responsável pela digestão, é importante no controle de emoções, e passaram a chamá-lo de “segundo cérebro”. O que o faz levar esse título é a quantidade de neurônios presentes no Sistema Nervoso Entérico. São cerca de 100 milhões e, entre eles, estão os neurotransmissores, que transmitem impulsos nervosos entre neurônios e nervos. “O intestino possui uma vasta rede neuronal e é por meio dela que conseguimos sentir ‘frio no estômago’ quando estamos com medo, ou ‘borboletas’, quando nos apaixonamos”, esclarece Helena Moura, psiquiatra. E quando a pessoa está nervosa, por exemplo, também é ele quem dá o sinal de alerta.

MEDICINA ORIENTAL

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) afirma que pensamentos interferem diretamente na saúde física. “O desequilíbrio dos pensamentos e das emoções acarreta em uma agressão lenta e contínua dos órgãos que regem nosso corpo e isso, em longo prazo, dá origem às doenças”, explica a especialista em MTC, Cristiane Gussi.

Saiba mais:

Cérebro: 8 curiosidades que você não sabia

Pratique agora mesmo 6 exercícios para o cérebro

Cérebro: o desafio de exercitar sempre

Consultoria Paulo Miguel Velasco, psicanalista; Eduardo Birman, psiquiatra; Cristiane Gussi, especialista em MTC;  Helena Moura, psiquiatra

Advertisement

Estilo de vida

A depressão pós-parto é um problema que afeta muitas mulheres e se deve, principalmente, às alterações hormonais que ocorrem nesse período da vida

Estilo de vida

Muito do que um adulto é, tem origem na infância. Ou seja, muito do que o cérebro se torna ao longo da vida, também teve origem quando criança. Entenda!

Estilo de vida

Devido a questões que vão do preconceito e machismo à carga hormonal, as mulheres têm duas vezes mais chances de desenvolver a depressão.

Estilo de vida

É comum vermos notícias que trazem determinado alimento como saudável e, um tempo depois, o julgam como prejudicial. Veja como manter seu cardápio em dia

Estilo de vida

Além de praticar exercícios lógicos e atividades físicas, manter a alimentação balanceada é importante para a saúde do cérebro

Estilo de vida

Sabia a boa alimentação é uma ótima ideia quando se trata de prevenir e amenizar as crises do reumatismo? Veja 5 alimentos que auxiliam nessa tarefa!

Estilo de vida

O reumatismo pode englobar inúmeras doenças, como lúpus, artrite e artrose. Cada uma apresenta características próprias e causam incômodos.

Estilo de vida

Por ser um procedimento complexo, o tratamento da depressão necessita de mudanças no estilo de vida. Veja algumas recomendações dos profissionais.