Menopausa: especialista responde 5 perguntas sobre o tema

A menopausa se caracteriza pelo não funcionamento dos ovários, que param de funcionar de um dia para o outro. Confira 5 respostas sobre o tema!

- Foto iStock.com/Getty Images

A menopausa se caracteriza pelo não funcionamento dos ovários, que, a partir de determinado momento da vida, param de liberar óvulos e hormônios. “A parada na produção de hormônios é imediata. De um dia para o outro os ovários simplesmente param de funcionar”, explica o ginecologista e obstetra Sérgio dos Passos Ramos. A seguir, veja as respostas de outras dúvidas frequentes sobre o assunto.

teclado escrito menopausa

Foto iStock.com/Getty Images

1 – A menopausa ocorre a partir de que idade?

A idade normal da menopausa é a partir dos 40 anos, sendo que no Brasil a média é aos 45 anos. A tendência atual é que as mulheres menstruem até mais tarde. É importante ressaltar que não existe relação entre a idade da primeira menstruação e a idade em que acontece a menopausa, como muitas acreditam. (Algumas mulheres imaginam que quanto mais cedo ocorre a primeira menstruação, mais cedo também chegarão à menopausa).

2 – Quais os principais sintomas?

O principal, e que mais incomoda, é o fogacho (calor). É uma onda de calor insuportável, que vem de dentro para fora, acontece nas horas mais impróprias, deixa o rosto vermelho e faz a mulher suar intensamente, molhando o rosto e as roupas. Outros sintomas são a secura vaginal, diminuição da libido, perda de brilho da pele, enfraquecimento e queda dos pelos, inclusive do cabelo. A depressão é outra manifestação que pode aparecer em um número significativo de mulheres.

3 – Como amenizar os sintomas?

Pesquisas científicas mostram que a reposição do hormônio feminino é o principal meio para evitar o calor. Ainda na manutenção da saúde da pele, cabelos e órgãos sexuais, também é o hormônio que oferece os melhores resultados.

Leia também:

4 – Existem formas de retardar a menopausa?

Infelizmente, não. Pode ser que os avanços nas pesquisas com DNA possam trazer alguma luz para o futuro.

5 – Qual a importância do tratamento?

Sabe-se que o tratamento com hormônios é mais efetivo quanto mais cedo for iniciado. Existe a chamada “janela de oportunidade”, que é o momento certo de se tratar, obtendo bons resultados em relação aos ossos, aparelho cardiocirculatório, colágeno (pele, mucosas e pelos) e depressão. Mas a maioria das mulheres espera os sintomas se tornarem insuportáveis para procurar auxílio médico. Nesses casos, os benefícios são muito menores.

 

 

Consultoria Sérgio dos Passos Ramos, médico especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência