ESTILO DE VIDA

Como acessamos as memórias armazenadas no cérebro?

A região chamada de hipocampo que exerce uma função primordial no raciocínio humano: ele permite o acesso às memórias armazenadas no cérebro.

None
FOTO: Freepik

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/01/2017 às 09:57
Atualizado às 16:47

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Em uma escala maior, as memórias podem ficar estocadas no cérebro em diversas áreas, dependendo do tipo. Porém, é a região chamada de hipocampo que exerce uma função primordial no raciocínio humano: ele permite o acesso às memórias armazenadas no cérebro.

Em uma analogia com a internet, para facilitar a compreensão, suas memórias podem ser comparadas aos sites e o hipocampo é o buscador. Assim, ele é responsável por trazer à tona memórias que estão há muito tempo esquecidas: como o seu primeiro beijo e o dia que entrou na faculdade, por exemplo.

cérebro humano, corpo azul, memórias armazenadas

FOTO: Freepik

Existem outras áreas do cérebro que possuem funções relacionadas à memória também, como o córtex pré-frontal, que armazena dados de memória de trabalho. A memória de trabalho é um conceito utilizado para denominar a memória que é ultrarrápida, de curto prazo. Como as memórias são resultados de estímulos sensoriais, a amígdala cerebral, região responsável por codificar os sinais elétricos do tato, olfato, paladar, audição e visão ativam o processo relacionado à memória. 

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini