Connect with us

O que você está procurando?

Imagine ter uma memória ótima e começar a ficar mais esquecido pois não treinou essa habilidade. Veja por que é importante não deixá-la enferrujar
- FOTO: Shutterstock Images

Memória: por que é importante não deixá-la enferrujar?

Imagine ter uma memória ótima e começar a ficar mais esquecido pois não treinou essa habilidade. Veja por que é importante não deixá-la enferrujar

Diferentemente dos exercícios voltados para desenvolver músculos, melhorar sua capacidade de guardar memória não exige, necessariamente, derramar uma gota de suor – mas não quer dizer que seja livre de esforços.

O espe­cialista em ginástica cerebral Geomacel Carvalho aponta que não há apenas uma técnica que ajudará a se recordar das suas lembranças, mas, sim, uma série de métodos: “você pode treinar o cérebro sempre fazendo coisas novas – ele não gosta de rotina”, afirma.

cérebro brilhante - memória.jpg

FOTO: Shutterstock Images

Comece já a treinar a memória

Sandra frisa que não se deve esperar os sin­tomas chegarem junto com uma idade avançada para começar a treinar a memória. Conforme as necessidades físicas aparecem, os exercícios cerebrais são mais indicados para reforçar as sinapses – a comunicação entre os neurônios no cérebro. “A demência senil e outras doenças neurodegenerativas podem ser desencadeadas antecipadamente se não houver essa atenção”, completa a psicóloga Sandra Benevento.

Nesse caso, esquecer onde colocou as chaves de casa pode não ser o maior dos problemas. Quando se fala em perda de memória, imedia­tamente se faz uma conexão com o Alzheimer. E não é por menos: com o diagnóstico, uma nova rotina se forma na vida dos familiares da pessoa com o transtorno.

Por ainda não ter cura, Sandra ressalta que “assumir o cuidado de alguém com esse distúrbio não é uma tarefa fácil, pois exige por parte do cuidador, dedica­ção, motivação e muito apoio”. Mesmo que não haja uma luz no fim do túnel, não quer dizer que todo o caminho deve ser percorrido no escuro – “acompanhar nas terapias, conversar sobre a doença, são ações que podem retardar o problema”, finaliza a profissional.

 

Saiba mais!

Memória: confira seus principais vilões

7 truques para desenvolver a memória!

Cérebro nota 10: andar de moto pode turbinar memória e concentração

 

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Geomacel Carvalho, espe­cialista em ginástica cerebral; Sandra Benevento, psicóloga

Advertisement

Estilo de vida

Em 1962, Joseph Pilates baseou-se em 6 princípios básicos para criar o Pilates. Saiba quais são e como funciona cada um deles

Estilo de vida

O suor é uma reação normal do organismo, mas, quando em excesso, torna-se um problema. Saiba mais sobre a hiperidrose, doença que causa sudorese excessiva.

Estilo de vida

A criatividade não se resume apenas a ter ideias diferentes. É necessário que, ao pensar fora da caixa, suas ideias combinem entre si

Estilo de vida

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais são os tratamentos disponíveis mais indicados para combater esse transtorno.

Estilo de vida

Conheças os efeitos que o estresse pode causar no corpo e aprenda a identificar os sinais de que o organismo não está nada bem.

Estilo de vida

O pilates é um exercícios que traz benefícios ao corpo e pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive grávidas. Mas é bom ter acompanhamento profissional.

Estilo de vida

Algumas terapias, como a cognitiva, são capazes de fornecer ferramentas para os pacientes combater problemas emocionais, como a ansiedade.

Estilo de vida

Os chás são opções naturais e saborosas para afastar a dor de cabeça. Quando consumidos com a orientação certa, pode aliviar o incômodo.