De Chaves a Beethoven: os doodles mais incríveis feitos pelo Google

Google altera seu logotipo para comemorar datas importantes, como efemeridades e aniversários. Confira os melhores doodles!

None
Foto: Reprodução/Google

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/06/2016 às 15:35
Atualizado às 14:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Todo mundo que usa o Google sabe que a empresa adora fazer doodles, os logotipos especiais para comemorar algum aniversário ou acontecimento, que pode variar de eventos esportivos a estações do ano. Na maioria dos casos, a palavra “Google” é estilizada conforme a data, mas a empresa também faz versões interativas e especiais em vídeo muito criativas.

Doodle Chaves

Foto: Reprodução/Google

Recentemente, por exemplo, foram comemorados os 45 anos da primeira exibição do seriado Chaves. As letras da empresa serviam de cenário para Quico pular corda com Chiquinha, enquanto Chaves tentava roubar o pirulito da garota.

Ao longo dos anos, o Google sempre se destacou com doodles. Confira os principais!

1 – Pac-Man

Doodle PAc Man

Foto: Reprodução/Google

Esse é o primeiro doodle interativo já registrado. No dia 21 de maio de 2010, para comemorar o aniversário de 30 anos do game Pac-man, a empresa inovou e recriou o jogo em seu logotipo. É possível disputar todas as fases da versão original, de 1980. Jogue aqui.

2 – Teste de Rorschach

Doodle Rorschach

Foto: Reprodução/Google

Você já deve ter ouvido falar naqueles testes psicológicos com borrões de tinta. Esse método se chama “Teste de Rorschach”, e foi inventado pelo suíço Hermann Rorschach. O doodle interativo mostra diversos borrões, e cabe ao usuário definir o que é: é possível compartilhar nas redes sociais o que você achou de cada imagem. As interpretações ajudam a compreender a dinâmica psicológica de cada indivíduo. Faça o teste aqui.

3 – Jogos Olímpicos de 2012

Doodle Olimpíadas

Foto: Reprodução/Google

Durante as Olimpíadas de Londres, o Google disponibilizou jogos interativos de algumas modalidades: era possível praticar futebol, canoagem, basquete e atletismo. Será que estão preparando algo do tipo para Rio-2016?

4 – Copa do Mundo 2014

Doodle Copa

Foto: Reprodução/Google

A Copa também esteve presente no logotipo do Google. Foram feitas diversas artes animadas para os jogos, inclusive o fatídico Brasil x Alemanha. Durante a final, era possível escolher a torcida de cada país com as letras da empresa.

5 – Doctor Who

Doodle Doctor Who

Foto: Reprodução/Google

No aniversário de 50 anos da série de ficção científica Doctor Who, a empresa fez uma surpresa para os fãs da série. Era possível jogar um viciante passatempo, que incluía os principais elementos da série, com os 11 protagonistas da série jogáveis. Para jogar, clique aqui.

6 – Queda do Muro de Berlim

Muitos doodles também são feitos com vídeos. Nesse, celebrando os 25 anos da queda do Muro de Berlim, são mostrados fragmentos do muro expostos ao redor do mundo.

7 – Les Paul

Doodle Les Paul

Foto: Reprodução/Google

Os doodles musicais também são muito famosos. Em 2011, no 96º aniversário de Les Paul, guitarrista e inventor do clássico modelo de guitarra Gibson Les Paul, a página inicial foi tomada por uma guitarra. Era possível usar as teclas do teclado para tocar cada corda e fazer acordes diferentes, além de permitir que o usuário gravasse a melodia criada. Veja aqui.

8 – Robert Moog

Doodle Moog

Foto: Reprodução/Google

Você pode não conhecer Robert Moog, mas ele é de extrema importância para a música. Robert criou o sintetizador Moog, que revolucionou a produção musical. Em 2012, no seu aniversário de 78 anos, o Google resolveu homenageá-lo colocando um sintetizador em sua página inicial. Assim como no doodle de Les Paul, era possível tocar utilizando as teclas do teclado e gravar a melodia. Você pode conferi-lo aqui.

9 – Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher nesse ano, o Google lançou a campanha #OneDayIWill (“um dia eu irei”). O vídeo conta com mulheres de diversas nacionalidades, comentando seus desejos para o futuro com a frase “Um dia eu irei”. Há a participação de Malala Yousafzai, vencedora do Nobel da Paz.

10 – Cubo mágico

Cubo mágico

Foto: Reprodução/Google

Para comemorar os 40 anos da criação do cubo mágico, o doodle foi dedicado ao brinquedo. Usando o teclado, você pode solucionar o cubo. Um quebra-cabeças para passar o dia inteiro fazendo no Google.

11 – Freddie Mercury

No dia em que Freddie Mercury completaria 65 anos de idade, o Google homenageou o cantor. Foi feita uma animação com vários momentos da carreira de Freddie, além criar uma cena especial seguindo a letra da música “Don’t Stop Me Now”, rendendo muitos elogios dos fãs.

12 – Nelson Mandela

Doodle Mandela

Foto: Reprodução/Google

Em 2014, no 96º aniversário de Nelson Mandela, o doodle em sua homenagem passou por toda sua vida. Foram criadas artes com as principais frases de Mandela e momentos importantes de sua vida, como sua prisão e sua posse como presidente da África do Sul. Veja a homenagem aqui.

13 – Beethoven

Doodle Beethoven

Foto: Reprodução/Google

Esse é um dos doodles mais criativos já feitos: celebrando o aniversário de 245 anos de Ludwig van Beethoven, o Google fez um pequeno joguinho. Nele, o compositor perde as partituras de suas composições mais famosas. Cabe ao jogador, então, remontá-las.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.