Connect with us

O que você está procurando?

Não sabe qual o melhor esporte para o seu filho? Apresente diversas opções para ele, de acordo com a faixa etária, e deixe que ele faça a escolha!
- Foto: Shutterstock.com

Aprenda a escolher o melhor esporte para o desenvolvimento e a saúde de seu filho

Não sabe qual o melhor esporte para o seu filho? Apresente diversas opções para ele, de acordo com a faixa etária, e deixe que ele faça a escolha!

As atividades físicas parecem que estão no DNA das crianças. Quanto pique para pular, correr, saltar e rolar! E, no final, tudo vira uma grande diversão. Pois o esporte parte daí na infância: é importante estimular seu filho a movimentar o corpo, porém, alguns cuidados são fundamentais para evitar que essa experiência se transforme em pesadelo. Veja como garantir o melhor proveito dos exercícios para as crianças e ajude-as a escolher o melhor esporte entre tantas opções.

Recreação

Para o professor de educação física da Unicamp (Universidade de Campinas), Jorge Pérez Gallardo, os pais precisam diferenciar o esporte de rendimento (que tem como objetivo altas performances de competição) das atividades físicas lúdico-recreativas, essas sim destinadas às crianças, antes de escolher a modalidade em que vão matricular os filhos. O esporte deve ser um instrumento para a criança se desenvolver, sem a pressão da competição, que é ruim para ela”, afirma o professor Jorge Pérez Gallardo.

Além do esporte

A dança não é só balé, é a movimentação do corpo seguindo um ritmo, que pode ser até o hip-hop, por que não? Exercício na água também não é só natação: há uma série de atividades recreativas que podem ser realizadas na piscina. Então, procure dar a seu filho a chance de praticar exercícios físicos sem a obrigação de apresentar resultados. “Muitos talentos surgem a partir da prática, mas esses são casos raros e especiais, que precisam de um bom acompanhamento. O foco principal não deve ser este, mas o do desenvolvimento”, completa o professor.

Qual o melhor esporte?

Experimentar é a palavra-chave para que seu filho goste de praticar atividades físicas e as adote como hábito para o resto da vida. Segundo o professor, é importante colocar a criança em contato com o maior número possível de esportes e, dentro de cada modalidade, diversificar ao máximo as atividades desenvolvidas, sempre voltadas para o brincar. “Tem de haver uma delicadeza muito grande para essa escolha”, afirma Gallardo.

Sugestões por idade

– BEBÊS: devem ser estimulados ao máximo para se desenvolverem plenamente. É interessante oferecer diferentes sabores, odores e tudo de forma bastante afetiva.

– ABAIXO DE 6 ANOS: a sugestão de Gallardo é expor a criança a diferentes ambientes: aquático, natureza, etc. Já é possível também estimular jogos (sem competição) e fantasias. “O teatro é uma boa opção”, diz o professor.

– 6 A 7 ANOS: a criança já está emocional, motora e neurologicamente mais madura e pode entrar em contato com atividades de execução mais complexa, mas sempre respeitando sua idade. Nessa fase, a ginástica artística e as atividades circenses podem ser de grande ajuda. “Mas é preciso pensar nessas atividades do ponto de vista da arte, da possibilidade da expressão de sentimentos”, lembra Gallardo.

– ACIMA DE 7 ANOS: deve-se cobrar do professor de educação física que sejam oferecidas na escola diversas atividades, para que a criança tenha opções e possa, aos poucos, escolher de forma mais livre, de acordo com seus interesses. Respeite o gosto de seu filho e deixe que ele pratique o esporte que mais lhe agrada.

Consultoria: Jorge Pérez Gallardo, professor do Departamento de Educação Física da Unicamp e autor do livro Educação Física Escolar — do berçário ao Ensino Médio, da Editora Lucerna, (19) 3521-6618

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Geral

Que tal dar uma volta ao mundo e conhecer um pouco sobre os eslavos, sua cultura e nomes típicos? Confira mais em nossa matéria!

Estilo de vida

Fique alerta na gravidez e não consuma bebidas alcoólicas. Além de trazerem danos à sua saúde, elas podem prejudicar a criança até a idade escolar

Estilo de vida

Cresce o número de mulheres que desejam ser mães independentes, com ajuda de bancos de sêmen e processos de fertilização. Confira as regras e procedimentos

Estilo de vida

Seu filho tem dificuldades na hora de se concentrar e terminar as tarefas da escola? Saiba como estudar melhor em poucos passos

Estilo de vida

Para saber mais sobre o que é mito e o que é verdade quando o assunto é cólica em bebês, confira as perguntas e respostas de especialistas!

Estilo de vida

Especialista explica os principais cuidados que devem ser tomados com bebês prematuros tanto no hospital quanto dentro de casa

Estilo de vida

Está em dúvida se deve contar ou não à criança que ela foi adotada ou concebida de modo "artificial"? Veja qual a melhor maneira de fazer isso!

Geral

Berço da civilização ocidental, a cultura da Grécia Antiga prevalece até os dias de hoje. Conheça os nomes e significados de seus deuses e heróis.