Connect with us

O que você está procurando?

Não é preciso ser expert: meditar de forma leve já ajuda a reduzir significativamente o estresse psicológico. Que tal tentar e relaxar você também?
- Foto: Shutterstock

Meditar pode aliviar o estresse psicológico

Não é preciso ser expert: meditar de forma leve já ajuda a reduzir significativamente o estresse psicológico. Que tal tentar e relaxar você também?

Anda estressado, com vontade de jogar tudo para o alto e tirar umas longas férias? Se isso não for possível, aposte na meditação, pois ela pode ajudar! Isso porque uma pesquisa da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, mostrou que a prática breve de meditação pode aliviar o estresse psicológico: bastam 25 minutos por três dias consecutivos, realizando exercícios relaxantes, como controle da respiração. No estudo, participaram 66 pessoas entre 18 e 30 anos.

Após o treinamento, os participantes foram convidados a completar tarefas estressantes de fala e matemática, relatando seus níveis de tensão. A taxa de cortisol, hormônio do estresse, também foi medida. Quem recebeu o treinamento breve de meditação relatou uma percepção reduzida do sentimento.

mulher-meditando-meditar-afasta-estresse-psicológico

FOTO: Shutterstock

 

Saiba mais!

Conheça os tipos de meditação para escolher seu favorito!

7 dicas para iniciar a meditação

Meditação no trabalho: saiba como fazer!

 

3 vantagens que meditar traz para você!

 

Promove consciência ecológica: ao meditar regularmente, você amplia a consciência e traz a sensação de conexão e compaixão, não só com os outros, mas com a natureza. “Pessoas que meditam com frequência estão mais conectadas à natureza, inclusive sendo o local de escolha para práticas de meditação”, salienta o homeopata Roberto Debski.

• Favorece o funcionamento cerebral e a memória: a técnica de atenção plena, proveniente do hábito meditativo, age em benefício das funções cognitivas através da redução do estresse. Sabe como? “Um estudo publicado em 2013 examinou os níveis de cortisol em 30 estudantes de medicina antes e depois de um treinamento de quatro dias em meditação Mindfulness e observou-se que a taxa de cortisol sofreu imediata redução. Sabe-se que os elevados índices de cortisol agem no hipocampo, onde são alocados os arquivos da memória, de forma danosa, tornando a pessoa mais inclinada a esquecer nomes, datas e onde objetos ficam armazenados”, relata o neurologista Martin Portner.

Dá mais energia: a meditação ajuda a manter o foco e é dessa forma, direcionando o foco, que obtemos uma economia na energia e diminuímos o seu desperdício.

 

 

Consultoria Martin Portner, neurologista; Roberto Debski, homeopata

Advertisement

Estilo de vida

A droga funciona como uma espécie de automedicação, pois a pessoa experimenta a droga e sente um alívio para sua dor psíquica

Estilo de vida

As verduras que antes eram vistas como ingredientes de lanches, pizzas e sopas, hoje se tornou fundamental no cardápio das pessoas.

Estilo de vida

De acordo com pesquisadores ingleses, as atividades online são benéficas para a memória e ajudam a aprimorar a concentração.

Estilo de vida

A possível relação entre o uso da maconha e a esquizofrenia é uma das questões mais controversas e aponta para diferentes respostas

Estilo de vida

Canja é um alimento poderoso, sendo um excelente fortalecedor do sistema imunológico. Desta forma, combate gripes e resfriados.

Estilo de vida

O aprendizado é facilitado na infância pela curiosidade cada vez maior. Por isso, é nessa fase que as crianças devem ser mais estimuladas a aprender

Estilo de vida

Falar “sim” para tudo pode até parecer uma atitude cordial, entretanto, danos emocionais podem lhe afetar se o não nunca for dito!

Estilo de vida

É comum que tenhamos mais ou menos dificuldades em aprender determinado assunto. Entenda melhor por que algumas pessoas tem mais facilidade que outras