Meditação no trabalho: é possível. Confira dicas!

No escritório, home office, ou em qualquer lugar, é possível meditar para melhorar a concentração e até evitar o estresse!

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 13:17
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não se subestime: a calma mora dentro de você e pode ser atingida em qualquer lugar, se sua mente quiser. E, para que ela esteja treinada a esse ponto, é preciso de prática, até mesmo (e principalmente) no trabalho. Isso porque o trabalho nos tira da nossa zona de conforto e nos desafia muitas vezes, inclusive em um mesmo dia.

“Uma mente agitada traz tensão no corpo, musculatura, a respiração fica ofegante e a pessoa acaba se identificando com sua mente, sentimentos e pensamentos”, comenta o psicoterapeuta e acupunturista Adriano Saran. Ok, manter a serenidade requer esforço, mas, se você se pergunta: “no trabalho?”.

Sim, é possível! “Você pode meditar até no caminho para o banheiro, basta querer começar e no momento focar nas técnicas. O mais importante é se pré-dispor na sua agenda e inserir a meditação com foco na concentração”, ensina a gestora empresarial, Andrea Deis. A seguir, confira dicas dos especialistas para começar!

meditacao no trabalho para fugir do estresse

Foto: Shutterstock Images

1. Respire fundo

Bateu aquele estresse e está tudo corrido? Foque a atenção no ar que entra e sai até se acalmar.

2. Liberte-se

Involutariamente travamos parte do nosso corpo em momentos de tensão. Por isso, não deixe essa tensão acumular. Sempre que possível, imagine cada parte do seu corpo e tente liberar os “nós” de cada uma, relaxando os músculos.

meditaçao no trabalho para dar ideias

Foto: iStock.com/Getty Images

3. Esteja presente no presente

“Cada vez que meditamos, ou seja, que estamos mais presentes, a mente deixa de tagarelar e o nível de ativação cerebral diminui, abrindo espaço para o relaxamento e alterando o nosso estado mental para uma vibração mais tranquila, de quietude.

Com isso, o cérebro ganha energia e volta com mais força, encontrando soluções com mais facilidade”, avalia o terapeuta tântrico e coach, Bruno Vicente.

4. Se posicione

Meditação é atitude e posicionamento na vida também. Talvez o necessário para aliviar o estresse, a ansiedade e as dores nas costas seja dizer sim para o que quer e não para o que não deseja, por exemplo”, indica a terapeuta tântrica e coach, Paula Seara.

Você fora do piloto automático

A meditação, seja da forma que conseguir inserir no seu dia a dia, através de um momento de respiração profunda ou mais focado, abre espaço para relaxamento.

Ao mesmo tempo, também possibilita que o presente seja mais nítido para aproveitar o que acontece no momento e não no passado ou futuro.

Porém, cuidado para não usar a meditação como um exercício de fuga. “Meditar é mais prático e real do que místico. Meditar é entrar em contato consigo e ver a realidade como ela é, por todas as suas perspectivas e possibilidades”, destaca Bruno.

Benefícios da meditação no trabalho

meditacao no trabalho

Edição de imagem: Rafaella Bortolan

Saiba mais:

8 dicas para começar a meditar já!

Estresse: entenda como ele afeta sua mente

12 dicas para controlar o estresse

Consultoria Andrea Deis, gestora empresarial FGV, de carreira e coach; Adriano Saran, psicoterapeuta e acupunturista de Ribeirão Preto (SP); Paula Seara e Bruno Vicente, terapeutas tântricos e coach do espaço terapêutico Casa Budah

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.