Connect with us

O que você está procurando?

Muito utilizada para reduzir o estresse, ela também é aliada nos casos de ansiedade e depressão. Veja como a meditação ajuda a combater esses males!
- Foto Shutterstock.com

Meditação ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão

Muito utilizada para reduzir o estresse, ela também é aliada nos casos de ansiedade e depressão. Veja como a meditação ajuda a combater esses males!

A meditação e a medicina ocidental possuem uma relação relativamente nova. Foi a partir da década de 1960 que os primeiros estudos referentes à prática começaram a ser feitos e despertar interesse na comunidade médica. “Nessa época, com os estudos do Dr. Herbert Benson, da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, temos conhecimento que a meditação inicia a conhecida ‘resposta de relaxamento’, tanto física, o relaxamento muscular, quanto mental, que é o relaxamento da ‘lógica’ ou do pensamento”, comenta o psicólogo Roberto Debski. Essa resposta ocorre durante e depois da prática, que, com regularidade, é capaz de reduzir os hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol e atuar como um antidepressivo.

mulher sentada triste de um lado e do outro, meditando e feliz

Foto Shutterstock.com

Fonte de alívio

Não é só o combate a esses males que a meditação influencia. Também é um potente aliado para amenizar os sintomas de quem sofre com depressão e ansiedade crônicas. “Estudos do Dr. Teasdale, da Universidade de Cambridge, e do Dr. Goyal, da Universidade Johns Hopkins, demonstraram que em casos de depressão leve e moderada a prática regular de meditação tem tanto benefício quanto os antidepressivos: alivia os sintomas da ansiedade, depressão e dor crônica e reduz em cerca de 50% as recidivas de novos episódios de depressão em quem está ou já esteve em tratamento com antidepressivos”, destaca Roberto.

Saiba mais:

Quer aprender a meditar? Veja 8 dicas para começar já!

12 incensos mágicos

Rituais diários para manter a uruca para longe! 

 

imagem falando sobre outros tratamentos para ansiedade

Imagem Editora Alto Astral

 

Consultoria Roberto Debski, psicólogo

Advertisement

Estilo de vida

O leite materno oferece tudo que o bebê precisa e é capaz de prevenir diversas doenças. Confira a importância da amamentação e até que idade amamentar.

Estilo de vida

Comer sobremesa nem sempre significa enganar a dieta. Muitas vezes, é possível consumir doces saudáveis e que não são ricos em açúcar.

Estilo de vida

Para não alterar os resultados das medições, alguns cuidados devem ser tomados antes de realizar o procedimento. Confira!

Estilo de vida

A hipertensão sem controle pode causar sérios problemas ao coração. Confira, a seguir, 5 dicas para te ajudar a controlar ou evitar o problema.

Estilo de vida

Se utilizada da maneira correta, a tecnologia colabora para a saúde da população, já que ela pode possibilitar novos tratamentos. Confira!

Estilo de vida

Cansaço, fraqueza, desânimo, palidez de pele e mucosas são os sintomas comuns da anemia. Para manter a qualidade do sangue, opte por uma boa alimentação.

Estilo de vida

Cérebro nota 10: a prática da meditação pode prevenir contra estresse e diminuie a ansiedade, além de oferecer ganho de massa cinzenta

Estilo de vida

A glicemia está fora de controle quando o corpo não produz ou absorve a insulina e a melhor forma de contornar o problema é melhorar a alimentação.