Lista de medicamentos do SUS cresce 25% e beneficia usuários

Conheça os novos medicamentos do SUS e quais os benefícios que a mudança na lista do órgão traz aos usuários e às demais entidades responsáveis

None
A lista de medicamentos do SUS foi alterada e ganhou novos remédios. FOTO iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/11/2017 às 13:12
Atualizado às 13:12

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar doenças, passar por consultas médicas ou conseguir remédios específicos tem uma boa notícia para 2018: a lista de medicamentos do SUS aumentou, passando a incluir produtos indicados para a assistência hospitalar e oncológica, fora da relação desde 2010.

A próxima versão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais 2018 (Rename) também trará a disponibilidade de medicamentos por níveis de atenção e cuidado. Essa relação nada mais é do que uma padronização de medicamentos
indicados para o atendimento aos usuários do SUS, que está disponível online.

Quais as principais mudanças?

Com as adaptações da Rename para o próximo ano, estarão disponíveis, no mínimo, 1.098 medicamentos do SUS, além de insumos (a última relação contava com 869 itens). De acordo com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, as mudanças são favoráveis para diversos grupos da sociedade.

“Antes era um documento burocrático interno nosso e agora transformamos em uma ferramenta para o usuário, gestor, profissional e órgãos de controle. É um facilitador de acesso de informações para todos e, tendo essa informação, evidentemente, as pessoas buscarão consolidar o seu direito de acesso a esses medicamentos”, enfatizou o ministro.

A lista de medicamentos do SUS passa a contar com anestésicos e adjuvantes, remédios oncológicos, antimicrobianos, fármacos para partos e perinatal, opções para nutrição parenteral e antídotos.

LEIA TAMBÉM:

TAGS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.