ESTILO DE VIDA

Mau jeito nas costas: 4 passos para dizer adeus ao desconforto

Quem nunca carregou muito peso e ficou com a coluna travada? Saiba como resolver o mau jeito nas costas e acabar com o desconforto de uma vez por todas!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/04/2019 às 15:32
Atualizado às 16:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem nunca sentiu a coluna “travada”, não é mesmo? Basta se esticar demais ou carregar muito peso para sentir aquele desconforto na coluna. Mas o que acontece com o corpo quando rola o mau jeito nas costas? Para falar sobre o assunto, conversamos com o ortopedista Gilberto Anauate, e com a fisioterapeuta Mariana Moraes, que deram várias dicas pra quem tem este problema. Confira!

1. Anti-inflamatório e relaxantes musculares

A coluna travada nada mais é do que uma dor na lombar (chamada de lombalgia), causada por um espasmo muscular que ocorre na região. “Em casos de mau jeito, ocorre uma distensão dos músculos e ligamentos que sustentam a coluna”, explica Gilberto Anauate. Nestes casos, o ortopedista recomenda o uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares com a supervisão de um médico.

2. Repouso

Quando a região lombar é afetada, qualquer movimento pode desencadear dores fortes e agudas. Por isso, para que o desconforto seja controlado, repousar é sempre a melhor opção. Escolha um local calmo, tranquilo e aconchegante, no qual a sensação de relaxamento possa ser completa. Tomar um banho quente antes de se deitar também contribui para o alívio das dores.

mau jeito nas costas

Foto: Shutterstock

3. Massagem

Nem sempre é possível ir ao massagista, por isso a automassagem é uma ótima saída para quem quer aliviar as dores nas costas. Seja na região lombar, pescoço ou ombros, basta contar com o auxílio de um óleo corporal e colocar a mão na massa. “Uma boa massagem inicia-se com a passagem de creme ou óleo com movimentos leves e superficiais. Depois, pode-se aumentar a pressão e realizar movimentos circulares com os polegares”, ensina a fisioterapeuta Mariana Moraes.

4. Compressas

Para a dor nas costas, as bolsas de água quente são mais eficazes. Isso porque elas agem dilatando os vasos sanguíneos e, consequentemente, facilitam o fluxo do sangue. Por conta disso, as inflamações são combatidas mais facilmente, já que a passagem do sangue ajuda a purificar a região.

Texto: Paula Santana. Consultoria: Gilberto Anauate, ortopedista; Mariana Moraes, fisioterapeuta

Agora que você já sabe como acabar com mau jeito nas costas, compartilhe as informações com seus amigos!

Descubra como o trabalho excessivo pode prejudicar sua saúde. Baixe nosso e-book e saiba mais.

LEIA TAMBÉM: