Mau-humor em adolescentes: como lidar com essa situação?

Será que sua filha está sofrendo do típico mau-humor em adolescentes ou o problema é a efervescência de hormônios? Descubra aqui e saiba como ajudá-la!

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Converse com sua filha para entender o que ela está sentindo | FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2017 às 08:59
Atualizado às 13:43

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A maioria dos pais já teve que lidar com o mau-humor em adolescentes. Os jovens nessa fase, principalmente as meninas, vão do choro ao riso e do amor ao ódio em segundos! Tudo isso é típico da idade, afinal, os hormônios ainda estão instáveis. Porém, inconstância demais pode ser sinal de uma TPM brava. Saiba como ajudar sua filha nessa

TPM x mau-humor e adolescentes

“A principal causa da TPM está associada à produção de hormônios, que oscila ao longo do mês”, explica a  ginecologista Rosa Maria Neme. A queda dos níveis de estrógeno e progesterona altera o equilíbrio emocional da mulher, enquanto a diminuição da serotonina propicia o mau humor. Embora mais intensa na vida adulta, a TPM também afeta as adolescentes. Os sintomas mais comuns são cólica, irritabilidade, ansiedade e aumento do apetite para doces. Já o mau-humor em adolescentes geralmente está relacionada à instabilidade hormonal desta fase. Não há um critério para avaliar qual o limite do normal, porém, se o comportamento social da adolescente fica abalado ou as manifestações físicas são intensas, é melhor procurar um tratamento.

Olho de mãe

A dificuldade em saber se sua filha está sofrendo de TPM ou apenas dos altos e baixos da idade é que os sintomas são
bem parecidos. Por isso, é importante prestar atenção: na maioria das vezes, o alerta parte de outra pessoa, e não da
própria adolescente. “A dica para identificar se sua filha está passando por uma alteração emocional ou por uma TPM
é ficar atenta aos períodos em que isso acontece. Caso os sintomas se repitam pelo menos três vezes seguidas, sempre após a ovulação, tudo indica que ela está passando por uma TPM”, ajuda a especialista. As melhores maneiras para abrandar a tensão pré-mestrual é controlar a alimentação, praticar exercícios e, se for o caso, procurar orientação de um especialista.

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