ESTILO DE VIDA

Conheça os poderes do matchá, mesma erva do chá verde

O matchá é produzido com a mesma erva do chá verde, só que de maneira artesanal, por isso apresenta muitos benefícios, além de ser mais prático. Confira!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/12/2016 às 13:20
Atualizado às 16:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Essa erva vêm da mesma planta que o chá verde, porém, é produzida de maneira diferente. O matchá é feito artesanalmente, consumido em forma de pó e deve ser misturado com a água para a ingestão. Por ser mais concentrado, ele tem um poder antioxidante maior, acelerando mais o metabolismo.

matchá

Foto: Shutterstock

Aliado da dieta

Ele contribui para o processo de desintoxicação do corpo, além de ajudar na hidratação e melhorar a função intestinal. “A cafeína presente na bebida tem tripla função: melhora a atenção, aumenta a utilização da gordura durante o exercício físico e a disposição para realizar as atividades diárias”, explica a nutricionista Alessandra Godoy. Além de emagrecer, ele tem propriedades benéficas para o organismo, como a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), prevenção do câncer e o aumento de energia do corpo.

Outras formas de consumir

A erva pode ser ingerida misturada a receitas e em farinha. Para ter o efeito desejado, deve-se consumir de 15 a 20 gramas por dia. “Uma das maneiras mais saudáveis de tomar o matchá é usar a sua versão orgânica, que não é produzida artificialmente e não tem a adição de complementos como fertilizantes, herbicidas ou pesticidas”, comenta a nutricionista Vanessa Pimentel. Para preparar o chá basta ferver a água, esperar até que ela esfrie e acrescentar o pó de matchá.

Atenção!

Mesmo sendo uma substância segura e muito usada, é preciso ficar atenta para não ingerir a erva em excesso. São recomendadas, no máximo, cinco xícaras (1L) do chá por dia. Quantidades além dessa podem causar efeitos colaterais como dores de estômago, gastrite, insônia, dores de cabeça, irritabilidade, diarreia e azia.

Onde comprar!

Apesar de muito comum em alguns países, no Brasil, a erva é novidade, sendo principalmente encontrada em lojas físicas e online de produtos naturais e fitness.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Alessandra Godoy, nutricionista da Equilibrium; Isabel Andrade, nutricionista da Venutri; Vanessa Pimentel, nutricionista

Texto: Redação Alto Astral