ESTILO DE VIDA

Mastigação pode influenciar no processo de emagrecimento

A mastigação é um processo fundamental para o processo de emagrecimento, pois é capaz de conferir a sensação de saciedade por mais tempo.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2016 às 19:55
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já adotou uma alimentação mais saudável, se rendeu à prática de atividades físicas, mas ainda não está conseguindo os resultados esperados? Saiba que o erro pode estar bem à sua frente: na mastigação. O problema é que, apesar de optarem por um prato variado e com os alimentos certos, muitas pessoas cometem um dos erros mais comuns da alimentação, que é mastigar rápido demais.

A mastigação é essencial para favorecer o emagrecimento

FOTO: Shutterstock Images

“Um dos principais pontos da reeducação alimentar está na primeira fase da digestão, ou seja, no ato de mastigar. É também com a mastigação que o mecanismo de saciedade é acionado, fazendo, portanto, com que a ingestão calórica seja mais equilibrada durante a alimentação”, frisa a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.

O sabor de cada alimento

Mastigar pausadamente cada alimento, sentindo o seu sabor, faz com que o mecanismo de saciedade seja ativado, o que resulta na sensação de “estômago cheio”. A melhor parte é que essa sensação vem com menor quantidade de alimento em comparação quando se come rápido.

SAIBA MAIS:

6 refeições nutritivas para emagrecer sem passar fome

Cuidados com o bebê: quando nascem os dentinhos

Barriga chapada com 7 mudanças no seu dia a dia

Menos alimentos e maior saciedade são sinônimos de perda de peso. “A mastigação ajuda na melhor digestão dos alimentos, permitindo melhor absorção e maior aproveitamento dos nutrientes, e equilibrando hormônios, importantes para o emagrecimento. Além disso, por requerer mais tempo, permite mais saciedade e um menor volume de alimentos ingeridos”, afirma a nutricionista Patricia Oliveira.

Passo a passo da mastigação correta

Para mastigar da forma correta, a nutricionista Paula Ribeiro dos Santos dá algumas dicas:

1. Mastigue cada a de alimento pelo menos 15 vezes antes de engolir;

2. Aumente o número de vezes gradativamente;

3. Descanse os talheres no prato entre cada porção de alimento levado à boca;

4. Espere 15 segundos entre cada porção de alimento ingerido. Não encher o garfo, mastigar dos dois lados da boca e evitar falar enquanto come também são ações eficazes.

Texto Juliana Mesquista/Colaboradora

Consultoria Patricia Oliveira e Paula dos Santos Ribeiro, nutricionistas