Connect with us

O que você está procurando?

A mastigação é um processo fundamental para o processo de emagrecimento, pois é capaz de conferir a sensação de saciedade por mais tempo.
- FOTO: Shutterstock Images

Mastigação pode influenciar no processo de emagrecimento

A mastigação é um processo fundamental para o processo de emagrecimento, pois é capaz de conferir a sensação de saciedade por mais tempo.

Você já adotou uma alimentação mais saudável, se rendeu à prática de atividades físicas, mas ainda não está conseguindo os resultados esperados? Saiba que o erro pode estar bem à sua frente: na mastigação. O problema é que, apesar de optarem por um prato variado e com os alimentos certos, muitas pessoas cometem um dos erros mais comuns da alimentação, que é mastigar rápido demais.

 

A mastigação é essencial para favorecer o emagrecimento

FOTO: Shutterstock Images

 

“Um dos principais pontos da reeducação alimentar está na primeira fase da digestão, ou seja, no ato de mastigar. É também com a mastigação que o mecanismo de saciedade é acionado, fazendo, portanto, com que a ingestão calórica seja mais equilibrada durante a alimentação”, frisa a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.

 

O sabor de cada alimento

Mastigar pausadamente cada alimento, sentindo o seu sabor, faz com que o mecanismo de saciedade seja ativado, o que resulta na sensação de “estômago cheio”. A melhor parte é que essa sensação vem com menor quantidade de alimento em comparação quando se come rápido.

 

SAIBA MAIS:

6 refeições nutritivas para emagrecer sem passar fome

Cuidados com o bebê: quando nascem os dentinhos

Barriga chapada com 7 mudanças no seu dia a dia

 

Menos alimentos e maior saciedade são sinônimos de perda de peso. “A mastigação ajuda na melhor digestão dos alimentos, permitindo melhor absorção e maior aproveitamento dos nutrientes, e equilibrando hormônios, importantes para o emagrecimento. Além disso, por requerer mais tempo, permite mais saciedade e um menor volume de alimentos ingeridos”, afirma a nutricionista Patricia Oliveira.

Passo a passo da mastigação correta

Para mastigar da forma correta, a nutricionista Paula Ribeiro dos Santos dá algumas dicas:

1. Mastigue cada a de alimento pelo menos 15 vezes antes de engolir;

2. Aumente o número de vezes gradativamente;

3. Descanse os talheres no prato entre cada porção de alimento levado à boca;

4. Espere 15 segundos entre cada porção de alimento ingerido. Não encher o garfo, mastigar dos dois lados da boca e evitar falar enquanto come também são ações eficazes.

 

 

Texto Juliana Mesquista/Colaboradora

Consultoria Patricia Oliveira e Paula dos Santos Ribeiro, nutricionistas

Advertisement

Estilo de vida

Uma alimentação balanceada garante diversos benefícios para o corpo. E quando o assunto é saúde mental, a dieta interfere no funcionamento da sua memória

Estilo de vida

Os doces podem ser consumidos, desde que moderação. O problema é que ps brasileiros estão comendo mais açúcar do que a OMS recomenda.

Estilo de vida

Os ácaros são seres microscópicos que se proliferam em ambientes como colchões e travesseiros, devendo ser combatidos para garantir bem-estar.

Estilo de vida

O autodidatismo pode ser desenvolvido se incentivado da forma correta no processo educativo. Confira algumas dicas para estimular essa capacidade

Estilo de vida

O café é queridinho de muito brasileiros e, além de saboroso, também é capaz de proteger a saúde do cérebro e turbinar a memória

Estilo de vida

Geralmente ele ocorre em idosos, mas existe uma parcela de jovens que já sofreram infarto. Confira 4 questões sobre infarto em jovens.

Estilo de vida

A corrida traz inúmeros benefícios à saúde, mas o contrário também pode ocorrer: as lesões podem aparecer e comprometer o bem-estar.

Estilo de vida

O mel é bastante versátil, podendo fazer parte da composição de sobremesas, pratos quentes e saladas. Além disso, ele protege a saúde.