Vai uma quentinha? Saiba como montar uma marmita saudável!

Marmitas são ótimas opções para quem quer se alimentar bem no trabalho. Confira, nesta matéria, algumas dicas para montar a marmita ideal!

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Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/12/2016 às 14:45
Atualizado às 12:39

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Montar uma marmita que seja tanto saborosa como saudável tem alguns pequenos segredos, explica a nutricionista Karina Barros: “primeiro, é preciso pensar nas condições de armazenamento, seja durante o transporte ou no local de trabalho. Não adianta levar alimentos que precisam de refrigeração se não houver geladeira no local. Ou, então, uma carne assada se não tiver fogão ou micro-ondas para aquecer”.

Mulher fechando o recipiente da marmita

Foto: Shutterstock

O prato ideal

Segundo Karina, legumes como abobrinha e cenoura têm de ser cozidos “al dente” para não ficarem moles após o reaquecimento.

Sugestões do que deve conter na marmita:

  • Uma porção de salada ou legumes;
  • Outra de carne vermelha, peixe ou frango, de preferência assados, pois frituras perdem boa parte da textura e do sabor (e são mais calóricas!);
  • Uma porção de arroz integral, macarrão ou batata (nunca coma mais de um carboidrato por refeição). As quantidades podem variar de pessoa para pessoa, mas assim já é possível contemplar três grupos alimentares básicos: construtores (basicamente proteínas, encontradas nas carnes em geral e no ovo), energéticos (os carboidratos, caso do arroz, macarrão, pão e batata) e reguladores (vitaminas e fibras pertencentes aos legumes, verduras e frutas).

Texto: Marcelo Ricciardi e Marina Fornasier/Colaboradora
Consultoria: Karina Barros, nutricionista e consultora da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), www.abiad.org.br

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