Maquiagem perigosa? Saiba quais os riscos de usar produtos vencidos!

Já que usar maquiagem é indispensável para a maioria das mulheres, os cuidados com os produtos também devem ser. Por isso, confira algumas dicas sobre isso!

- Fonte: Shutterstock.com

Seja por vaidade ou até mesmo necessidade, a maquiagem faz parte da rotina das mulheres e é um item que, na maioria das vezes, é indispensável. Porém, é muito importante ter cuidados extras na hora de checar os produtos, pois o uso inadequado pode causar sérios danos à visão ou à pele. Para evitar contaminações e complicações, é preciso pensar não só na qualidade, como também na maneira como eles são utilizados.

Pincéis de maquiagem

Foto Shutterstock.com

Problemas escondidos

De acordo com o oftalmologista Richard Yudi Hida, algumas alterações oculares como blefarite (inflamação nas pálpebras), ceratite (inflamação na córnea) ou conjuntivite crônica podem parecer doenças inocentes, mas, em alguns casos, são muito prejudiciais. “O mau uso de rímel, delineador, lápis e sombra pode causar irritações nos olhos e reações alérgicas. É importante ressaltar que a grande maioria dos problemas dos olhos relacionados à maquiagem é causada pela falta de remoção dos resíduos desses produtos, que ficam acumulados ao redor da borda das pálpebras”, explica o especialista.

Cuidados em casa

Para evitar qualquer tipo de problema, o oftalmologista selecionou algumas dicas para quem não abre mão da maquiagem, mas quer usá-la com segurança. Confira:

  • Tire-a antes de dormir – remova todos os produtos da pele diariamente, pois o acúmulo de maquiagem e da própria oleosidade da pele na borda das pálpebras causa inflamação e alteração da lágrima. Para isso, utilize sabonete neutro para retirar completamente os produtos e o removedor de maquiagem, que também tem resíduos e aumenta oleosidade local.

 

produtos de maquiagem

FOTO: Shutterstock.com

 

  • Verifique a procedência dos itens – antes de comprar qualquer produto, pesquise se ele é aprovado pelos órgãos nacionais responsáveis, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Não utilize produtos de origem desconhecida ou duvidosa.
  • Não empreste a maquiagem – a maioria das contaminações relacionadas à maquiagem acontece pelo compartilhamento. Quando o produto fica contaminado, ele pode transmitir doenças infectocontagiosas em todos que usarem. Por isso, não é recomendável compartilhar produtos que entram em contato com a lágrima (lápis de olho ou rímel).

 

maquiagem

FOTO: Shutterstock.com

  • Atenção com as pálpebras  – tome cuidado nas estruturas delicadas do olho na hora de usar produtos de maquiagem. Lápis de olho deve ser usado suavemente, evitando que resíduos caiam na parte interna da pálpebra. O rímel não deve ser usado em excesso. Porém, o mais importante é a retirada do produto antes de dormir.
  • Guarde em local apropriado – o ambiente deve ser fresco e seco. Lugares úmidos e sujos podem aumentar a proliferação de microrganismos, como os fungos, e tornar os produtos impróprios para uso. Faça limpeza e higienização dos pincéis de sombra após o uso.

 

olhos maquiado

FOTO: Shutterstock.com

 

  • Coloque as lentes de contato antes de se maquiar –  para diminuir o risco de a maquiagem ficar entre a lente de contato e a córnea, recomenda-se colocar a lente de contato de 5 a 10 minutos antes de aplicar a maquiagem.

Consultoria Richard Yudi Hida, oftalmologista

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência