Manual da Celulite: tudo o que você precisa saber para se livrar dela

Com o Manual da Celulite, elaboradoro por uma nutricionista e uma esteticista, você consegue prevenir de vez esses furinhos indesejados, confira!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/01/2017 às 09:48
Atualizado às 12:18

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Calor e pernas de fora? Você pode, sim! Seja de biquíni, maiô ou com roupinhas mais curtas e levinhas, a neurose da celulite não pode acabar com o seu verão. Para te ajudar a cuidar e prevenir esses furinhos indesejados, siga o Manual da Celulite, feito pela nutricionista Patricia Cruz e pela esteticista Patrícia Souza.

Você pode ter alguns cuidados no dia a dia, em casa mesmo, para dar adeus aos furinhos e ainda complementar com tratamentos que vão agilizar esse processo. Confira!

mulher-corpo-verao

Foto: Divulgação

O que é, afinal?

A celulite é uma alteração na gordura da pele, causando o aspecto de casca de laranja. Essa deformação não é necessariamente um problema de saúde, apenas um incômodo estético. Quase todas as mulheres têm celulite, seja por alteração hormonal, retenção de líquido ou má alimentação.

A alimentação faz toda a diferença

A nutricionista Patrícia Cruz afirma que não existe um alimento que cause a celulite, mas alguns alimentos são mais propícios a gerar os furinhos, que são decorrentes de inflamações. “Não precisa ficar na neura e entrar em dietas radicais. Uma reeducação alimentar já ajuda bastante a combater a celulite”, afirma a profissional.

Farinha branca, refrigerantes e alguns doces são os alimentos mais perigosos para a celulite, pois eles levam ao ganho de peso e consequentemente ao processo de inflamação. Existe uma dieta que auxilia no combate a celulite, ela é rica em antioxidantes e em um conjunto de vitaminas.“As vitamina E, C, o zinco, selênio e o ômega 3 são grandes aliados na prevenção da celulite. Todas eles reduzem as substâncias inflamatórias causadas pelo excesso de gordura. Arroz e cereais integrais, aveia, linhaça e granola também estão na lista dos alimentos benéficos”, explica.

Pode comer isso? Sim!

Aveia e Arroz Integral: apresentam baixo índice glicêmico e auxiliam no trânsito intestinal, aumentando a saciedade, o que contribui na redução do peso. Possui a chamada “fonte de cromo”, atuando diretamente no metabolismo dos carboidratos, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.

Algas: possui alta fonte de iodo, coadjuvante na regulação dos hormônios tireoidianos. Evita flutuações hormonais.

Azeite de oliva (extravirgem):fonte de gordura monoinsaturada considerada “gordura boa” e saudável – anti-inflamatória e vitamina E. Possui ação anti-inflamatória, que combate os edemas acarretados pela celulite.

Castanha-do-pará: fonte de selênio. Evita o envelhecimento celular da pele.

Maçã: rica em pectina, auxilia no bom funcionamento intestinal e ajuda a neutralizar as toxinas do organismo. Além disso, a maçã forma um gel no estômago que retarda a absorção da glicose e dificultando a absorção das gorduras.

Frutas cítricas:fonte de vitamina C – potente antioxidante e anti-inflamatório, que reduz as lesões celulares causadas pelos radicais livres. Elimina as toxinas e diminui o volume das células.

manual da celulite frutas-citricas

Foto: Divulgação

Tratamentos estéticos que são grandes aliados

Para quem quer se livrar das celulites de maneira mais rápida, os tratamentos estéticos também são uma boa saída. Segundo Patrícia Souza, esteticista do salão Image Hair Studio, o uso da fototerapia está em alta e já é uma tendência deste verão. O led e o laser são usados para várias finalidades, uma delas é para o combate da celulite. Confira as opções:

Led azul: possui propriedades bactericidas e hidrata a pele.

Led âmbar: ideal para estimular a síntese de colágeno e aumenta a circulação para o aporte de nutrientes e oxigênios às células.

Led vermelho: atua na inibição de irradiador químicos presentes na cascata inflamatória.

Led infravermelho: aumenta a capacidade de absorver energia, promovendo a ativação das células e deixando a pele mais receptiva aos princípios ativos.

Outro tratamento estético que pode auxiliar no combate de celulites é o microagulhamento (Dreg Delivery). “A regeneração ocasionada pelo microagulhamento promove rejuvenescimento, devido ao estímulo do colágeno. Além disso, ele melhora a textura da pele, diminui rugas, atenua cicatrizes, linhas de expressões, manchas e estrias”, explica a esteticista.

Depende de você mesma!

Tanto a esteticista quanto a nutricionista lembram que a obesidade não causa a celulite, pois ela pode aparecer em todos os biótipos. Não adianta fazer apenas tratamentos ou dietas mirabolantes, tudo conta nesse momento. Portanto, evite o excesso de sal, cigarros e bebidas alcoólicas. Uma boa dica é beber bastante água, somando sempre a alimentação com tratamentos estéticos para que a celulite deixe de ser um pesadelo.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Patricia Cruz, nutricionista: Facebook | Instagram / Patricia Souza, esteticista: Facebook | Instagram

Assessoria: Isis Fonseca, VeCComm – Edição: Loyce Policastro/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.