Manual do bebê: aproveite a gestação e os primeiros dias com o recém-nascido

Tenha uma gravidez tranquila e saudável e veja as melhores dicas de especialistas para curtir ao máximo os primeiros dias com o recém-nascido

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/03/2018 às 15:35
Atualizado às 13:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A primeira dica para uma gravidez tranquila é se manter informada. “A participação em grupos de pré-natal, onde são abordados temas relacionados a gestação, parto e pós-parto é um excelente investimento para uma gravidez consciente”, garante Ângela Mattos, que orienta mães e pais, incluindo vários famosos, no curso A Hora do Bebê. Veja como ter uma gestação tranquila e curtir os primeiros dias com o recém-nascido!

Bebê na barriga

✽O primeiro passo é entender que a mulher fica muito sensível durante a gestação, principalmente devido às alterações hormonais.

✽“A natureza é muito sábia quando manda sintomas que te fazem diminuir o ritmo e sossegar o corpo. Quanto mais a mulher utiliza métodos naturais de alimentação e respiração consciente, menos desconfortos terá”, defende Ângela.

✽Esse não é um momento só da mãe e do bebê: o acompanhamento do pai faz toda a diferença no desenvolvimento fetal e no bem-estar da mulher.

✽O melhor a fazer é vivenciar de forma plena essa fase tão especial. “Não dá para agir de forma imatura, passando a responsabilidade da gestação aos outros. É a chance de amadurecer, evitando uma sucessão de erros que se refletirão por toda a vida”, avalia.

Recém-nascido

✽Ainda no hospital, na primeira hora após o nascimento, pai e mãe devem vivenciar sem pressa o encontro com o bebê.

✽Para a especialista, esse contato é fundamental para estabelecer a ligação entre os pais e o filho. Daí a importância de ter paz e privacidade.

✽O ideal é que o recém-nascido seja levado ao contato direto com a mãe e, se possível, inicie o aleitamento. “O maior reflexo de sucção neural ocorre na primeira meia hora de vida. Todos os sentidos estão sendo despertados e é bom que o bebê ouça a voz de seus pais, sinta o cheiro deles…”, orienta.

100% mãe?

Principalmente depois que o filho nasce, a tendência é se focar só nele. Para que a mãe cuide bem da criança, é indispensável que cuide de si mesma e esteja bem. Saiba como:

✽Faça o horário do bebê sempre que possível, dormindo e acordando com ele.

✽Procure ajuda extra para os trabalhos domésticos.

✽Tenha uma cadeira confortável e almofadas para as mamadas da noite. Afinal, a produção de leite e a amamentação demandam muita energia do organismo.

✽Inicie um trabalho corporal 15 dias após o parto normal ou um mês depois da cesárea. “Caminhadas, exercícios de respiração, algumas posturas de yoga, massagem e relaxamento são importantes para que você esteja bem-disposta, tranquila e com muito leite para amamentar o bebê”, afirma Ângela.

✽Obrigue-se a parar 10 minutos pela manhã e à noite para respirar, descansar a mente e sentir o corpo: mesmo com o prazer de atender às necessidade do bebê, a mãe precisa ficar sozinha por alguns momentos ao longo do dia.

✽“Converse com seu companheiro, dividam as descobertas e impressões sobre a maternidade e a paternidade”, aconselha.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Ângela Mattos, jornalista, técnica em enfermagem e orientadora em humanização do parto e nascimento, formada pela ONG Amigas do Parto

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.