Saiba de que maneira é possível manter a tireoide saudável!

Você sabia que alguns alimentos contribuem para manter a tireoide saudável? Além disso o histórico familiar e os exames ajudam no diagnóstico dos problemas!

None
Algumas medidas simples adotadas no dia a dia contribuem para manter a tireoide saudável. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/03/2017 às 12:14
Atualizado às 13:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A glândula tireoide é uma das mais lembradas quando o assunto é a produção hormonal e sua grande importância para o organismo. Localizada na região da traqueia (entre a base do pescoço e o chamado pomo de Adão),  suas funções resumem-se na produção de dois hormônios indispensáveis para a saúde: o tiroxina e tri-iodotironina. Quando a glândula apresenta algum tipo de disfunção – problema que pode ser diagnosticado com um simples exame de rotina -, o corpo pode sofrer algumas consequências dentre elas, alterações de humor e mudança de peso corporal. Aprenda a manter a tireoide saudável!

Exames rotineiros ajudam amanter a tireoide saudável

Algumas medidas simples adotadas no dia a dia contribuem para manter a tireoide saudável. FOTO: iStock.com/Getty Images

Fatores de risco

O fator hereditário deve ser investigado quando a tireoide apresenta algum tipo de disfunção. “O déficit hormonal (hipotireoidismo) pode ocorrer por uma inflamação crônica imunológica (tireoidite), após cirurgias da tireoide (tireoidectomia total), por carência de iodo (bócio endêmico), após irradiação por iodo da glândula (terapia para hipertireoidismo ou câncer da tireoide) ou por deficiência de estímulo da glândula mãe (hipófise)”, explica a endocrinologista Mônica Tavares.

Influência do prato

A alimentação também pode influenciar no trabalho da glândula. “Nutrir a tireoide é fundamental. Muitos alimentos ajudam a melhorar a função dessa glândula que comanda o metabolismo. Outros podem interferir negativamente, os chamados alimentos bociogênicos (que dão bócio), pois alteram a captação de iodo pela tireoide”, ressalta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Confira alguns alimentos que turbinam o funcionamento da tireoide:

  • Cogumelo
  • Castanha-do-pará
  • Semente de girassol
  • Algas
  • Açaí
  • Queijo cottage
  • Ervilha
  • Atum
  • Gengibre

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Mônica Tavares, endocrinologista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.