3 maneiras práticas de diminuir o consumo de sal

Confira três dicas simples que vão ajudá-lo a reduzir a quantidade de sal que você consome para, com isso, conquistar saúde e bem-estar!

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/12/2016 às 12:35
Atualizado às 12:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Como o excesso de sal na alimentação é um hábito prejudicial ao organismo, especialistas indicam a redução desse ingrediente, tornando as preparações alimentícias mais saudáveis. E, se você acha que vai demorar a se adaptar com comidas menos salgadas, aí vai uma boa notícia: o paladar humano é capaz de adotar novos costumes com uma rapidez surpreendente! Então, pensando nisso, listamos 3 dicas simples que vão ajudá-lo a reduzir a quantidade de sal que você consome.

mulher-panela-sal-cozinhando-verdura-alimento

Foto: Reprodução

1. Esconda o saleiro

Existem estudos que comprovam que, quanto mais alimentos você colocar em seu prato, maior será a quantidade consumida – mesmo que já esteja saciado. E com o sal não é diferente! Ou seja, se você tiver acesso liberado a esse ingrediente, a tendência é usá-lo com mais frequência. Dessa forma, vale à pena deixar o saleiro longe do seu alcance quando estiver cozinhando ou comendo. Uma boa dica é colocar o moedor de pimenta e ervas à mesa, no lugar do sal.

2. Leia os rótulos

Todas as informações sobre os alimentos estão contidas no rótulo, ou seja, é possível descobrir se aquilo que você vai comer é rico em sódio ou não. Mas atenção: apesar do sal ser representado pelo sódio nas tabelas nutricionais, 5 gramas de sal equivalem a 1,95 gramas de sódio.

sal-saleiro-frasco-tampa-mesa-madeira

Foto: Reprodução

3. Na hora de cozinhar

Quando for fazer alguma comida em casa, preste bastante atenção nos ingredientes que está adicionando à receita. Assim, fica mais fácil controlar a quantidade de sal que você ingere, prevenindo diversas doenças.

LEIA MAIS: