5 maneiras simples e eficazes de afastar a virose

Apesar de ser difícil encontrar uma pessoa que nunca foi diagnosticada com virose, é possível adotar algumas medidas que dificultam o seu surgimento

None
FOTO: Glow Images e Latinstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/10/2016 às 18:55
Atualizado às 11:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apesar de ser difícil encontrar uma pessoa que nunca foi diagnosticada com virose, já que se trata de um problema relativamente comum, é possível adotar algumas medidas que dificultam o seu surgimento, como higienizar muito bem as mãos e manter-se distante de outros indivíduos que apresentam esse quadro clínico. Confira dicas que podem ajudar a no combate às viroses!

virus-viroses-doenca

FOTO: Shutterstock

1. Lave as mãos!

A principal forma de se evitar as viroses é a higienização adequada das mãos, que deve ser realizada com frequência. “Várias viroses são transmitidas por contato, e as mãos são a principal forma de disseminação. Por isso, ao se levá-las contaminadas à boca ou no contato com outras mucosas, como olhos e nariz, pode haver a transmissão da doença”, ensina o infectologista Alberto Chebabo.

2. Ambiente arejado

Conforme explica o profissional, é importante manter os ambientes limpos e arejados, uma vez que essa medida ajuda na redução do risco de transmissão dos vírus, que têm disseminação aérea, como os vírus respiratórios.

homem-deitado-dor-cama

FOTO: Shutterstock

3. Vacinação

Existem algumas doenças que são passíveis de serem provocadas por alguns vírus, como as hepatites A e B e sarampo. Nesse caso, é indicado que o paciente procure informações e busque formas de prevenção, como as vacinas.

4. Contato limitado

Quando uma pessoa apresenta o quadro de virose, existem grandes chances de haver a contaminação de outros indivíduos, uma vez que o contato entre elas favorece essa transmissão. Por isso, torna-se necessário evitar a proximidade com qualquer pessoa que esteja com esse tipo de doença, como gripe e conjuntivite.

mulher-deitada-sofa-doente-roupao-cha-sopa

FOTO: Glow Images e Latinstock

5. Alimentos higienizados

Antes de ingerir frutas, legumes e verduras (que são os principais transmissores dos vírus causadores desse tipo de doença), é necessário fazer a higienização dos mesmos, com o uso de águas corrente e sanitária.

Consultoria Alberto Chebabo, infectologista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.