ESTILO DE VIDA

5 maneiras de afastar os pernilongos sem usar inseticida

Pernilongos e outros insetos costumam aparecer com mais frequência no verão. Como combatê-los sem o uso de inseticidas? Descubra 5 dicas eficazes!

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/11/2016 às 12:35
Atualizado às 12:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Até o mês de dezembro de 2015, o Brasil enfrentou um verdadeiro surto de dengue, totalizando cerca de 1,5 milhão de casos confirmados – segundo dados do Ministério da Saúde. E o que fazer para afastar os temidos pernilongos sem recorrer aos inseticidas? Descubra 5 maneiras eficazes de combater esses insetos e proteger sua saúde!

pernilongos-picando-pessoa-fim-tarde

Foto: Shutterstock

1. Ventilador ou ar-condicionado

Mesmo que a pessoa se cubra com o lençol durante a noite, os pernilongos conseguem picar por cima desse tecido. Ou seja, é preciso mais do que isso para afastar os pernilongos. Uma boa medida no verão é usar o ventilador ou o ar-condicionado: o frio e o vento afugentam o inseto, uma vez que ele acaba com o batimento das asas desacelerado e o pouso comprometido. E, de quebra, essa medida ainda ameniza o calor.

2. Lâmpadas anti-insetos

Existem as mais variadas marcas dessas lâmpadas no mercado, variando tamanho e preço. Contudo, elas apresentam uma característica em comum: são eficazes no combate aos pernilongos. Algumas das lâmpadas mais avançadas combina LEDs e um mecanismo de captura por sucção, sendo que um estudo proposto pela Universidade do Sul da Califórnia (nos Estados Unidos) demonstrou que os pernilongos representam 67,5% dos insetos capturados por armadilhas à base de LED.

pernilongo-mao-picando-pessoa

Foto: Shutterstock

3. Telas ou mosquiteiros

Apesar de não ser uma medida que erradique os pernilongos, colocar telas nas portas e nas janelas funciona para frear esses insetos. Além disso, o uso de mosquiteiras em camas ou berços podem impedir que os pernilongos piquem quando a pessoa estiver dormindo.

4. Vinagre

O alimento serve como uma boa medida paliativa. Ao misturar vinagre com algumas gotas de limão, a pessoa tem em mãos uma armadilha para fisgar e eliminar alguns pernilongos. Isso porque o aroma fresco atrairá os insetos, fazendo com que entrem no pote e se afoguem ou grudem na mistura.

5. Raquete elétrica

Vendido em diversas lojas e supermercados, esse objeto libera uma descarga elétrica que mata os insetos rapidamente. Embora não sejam certificadas pelo Inmetro, as raquetes prometem disparar um choque de pequena voltagem, a fim de não machucar as pessoas. 

LEIA TAMBÉM: