Conheça a maneira ideal de consumir sopas e não sabote sua dieta!

As sopas são grandes aliadas de quem está de dieta por serem pouco calóricas e muito variadas! Saiba como elas ajudam no seu dia a dia e na perda de peso

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/04/2017 às 19:24
Atualizado às 11:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Por ser uma refeição rica em água e de baixa densidade energética, a sopa é muito utilizada em planos alimentares que objetivam a redução de peso. Mas alguns cuidados devem ser observados na hora de consumir sopas para não sair da linha!

Varie o cardápio

Está de dieta? Fuja da tentação de se alimentar apenas de caldos e sopas. “Não é o recomendado, pois dessa maneira não se obtém uma reeducação alimentar”, ressalta a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro. Segundo ela, é impossível viver apenas comendo sopas por um longo período, principalmente porque pode levar à deficiência no consumo de macronutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, o que não é legal para a saúde. “Nenhum alimento age sozinho. O ideal é ter uma alimentação variada!”, acrescenta a nutricionista Maiara Fidalgo.

Deixe longe

Para não transformar sua refeição levinha numa bomba calórica, é importante evitar alguns alimentos no preparo e combinações que incluam farinhas, creme de leite e queijos. Segundo Maiara, usar bacon, linguiça, paio e carnes gordurosas prejudica o valor nutricional e deixam as sopas mais calóricas. Além disso, alguns temperos e caldos industrializados são repletos de sódio e gordura.

sopas variadas

Foto: Sarah Bianco/Colaboradora

É comprovado!

Segundo os estudos da Iowa State University, nos EUA, aqueles que incluem as sopas no cardápio apresentam menores índices de massa corporal (IMC) e de medidas da circunferência abdominal do que os que não consomem os caldos com frequência. No entanto, vale o bom senso. “Não é porque a sopa é dita como pouco calórica que se pode consumir uma panela inteira. O ideal é comer, no máximo, dois pratos fundos”, aconselha a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.

Prefira as sopas caseiras

As sopas industrializadas são perfeitas para quem quer economizar tempo no preparo. No entanto, além de serem pobres em nutrientes, o elevado teor de sódio, conservantes e gordura que estes produtos contêm põe em risco o emagrecimento. “Além disso, causam a sensação de inchaço e prejudicam a saúde (aumentam a pressão arterial, colesterol, etc.)”, alerta Maiara.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Maiara Fidalgo, nutricionista da Fluyr Saudável Clínica de Combate à Dor e ao Estresse; Paula dos Santos Ribeiro, nutricionista e especialista do site de orientação nutricional e treinamento físico Foco & Saúde

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.