ESTILO DE VIDA

Você sabe a melhor maneira de alimentar seu pet?

Ter um bicho de estimação exige cuidados e responsabilidades e, entre eles, está o de oferecer uma boa alimentação ao seu amigo. Saiba como!

None
Foto Mark Tilly/Glow Images/Latinstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/09/2016 às 08:00
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter um bicho de estimação exige cuidados e responsabilidades e, entre eles, está o de oferecer uma boa alimentação ao seu amigo. Os humanos precisam de vitaminas e nutrientes para manter o bom funcionamento do organismo, e com cães e gatos não é diferente! “Existem diversas formas de se alimentar um pet, mas a ração é a forma mais adequada e mais fácil, pois reúne num só alimento todas as vitaminas e os outros nutrientes de que eles precisam para ter uma boa qualidade de vida”, indica a médica veterinária Amanda Sonnewend de Carvalho.

cão e gato

FOTO: Mark Tilly / Glow Images / Latinstock

Comida caseira pode?

Muitas vezes, cães e gatos acabam se alimentando da mesma comida do dono. O problema é que a necessidade nutricional dos animais é diferente da dos humanos. “Uma comida feita em casa pode ser muito apetitosa para o animal, mas pobre em nutrientes essenciais, e pode conter uma quantidade elevada de gordura e de nutrientes até mesmo tóxicos aos animais”, explica a especialista.

LEIA TAMBÉM

Bichos órfãos

O ideal é que cães e gatos se alimentem de leite materno pelo menos por 30 dias. Porém, em caso de abandono ou morte da mãe, o filhotinho vai precisar de cuidados especiais com a alimentação. Em clínicas veterinárias, são vendidos leites artificiais, com nutrientes semelhantes aos do leite materno – esses são as melhores opções. Não ofereça leite de vaca, que pode provocar distúrbios gastrointestinais, além de não suprir a necessidade nutricional do animal.

Consultoria Amanda Sonnewend de Carvalho, médica veterinária