ESTILO DE VIDA

Sabia que manchas na pele podem indicar câncer?

Manchas na pele podem indicar câncer e, por isso, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá, para que o diagnóstico seja precoce.

None
Procure um médico no momento em que perceber um sinal diferente na pele. FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/02/2018 às 13:12
Atualizado às 16:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Todos os anos, mais de 8 milhões de pessoas morrem de câncer em todo o mundo, e no Brasil o número de mortes chega a cerca de 223 mil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O diagnóstico tardio, muitas vezes, é um dos fatores que prejudica o tratamento, por isso, ficar atento a sinais é fundamental para melhorar o prognóstico. E você sabia que algumas manchas na pele podem indicar câncer?

A médica dermatologista Bettina Sanson, integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, alerta que diversos sintomas que podem indicar a presença de um tumor são facilmente observados pelos pacientes. “São dicas simples que, quando observadas antecipadamente e rapidamente, proporciona o diagnostico precocemente de um tumor, sendo possível tratá-lo. O importante é buscar ajuda imediatamente, assim que um sinal diferente apareça no corpo”, destaca.

Quais manchas na pele podem indicar câncer?

São diversos os alertas que o corpo humano nos dá quando algo está errado e alguns sinais são fáceis de reconhecer, sem muito esforço ou exame especifico. Cânceres de mama, pâncreas, fígado, além de leucemia e lúpus apresentam sinais na pele, além de sinais específicos de cada um dos traumas. “São manchinhas de cores, tamanhos e formatos específicos ou até mesmo elevações na pele que podem te alertar que algo pode estar errado em seu corpo e que você precisa buscar ajuda”, alerta Sanson.

Algumas manchas na pele podem indicar câncer e, por isso, é preciso ficar atento aos sinais que o corpo dá.

Algumas manchas na pele podem indicar câncer e, por isso, é preciso ficar atento aos sinais que o corpo dá. FOTO: Reprodução

O câncer de mama, um dos que mais mata mulheres no mundo todo, apresenta inchaço e vermelhidão na pele, geralmente próximos à região da mama. Já o câncer de pâncreas causa o amarelamento da pele, além de coceira intensa. Assim como o câncer de fígado, que apresenta também veias dilatadas e visíveis através da pele na região do abdômen.

Já a leucemia causa manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele como um de seus principais sintomas, já que o tumor está diretamente ligado ao sangue. Outro trauma que apresenta lesões severas na pele é o lúpus, com erupções cutâneas, vermelhidão e inflamações na pele.

Consultoria Bettina Sanson, dermatologista integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

LEIA TAMBÉM: