Malva: conheça todas as propriedades dessa planta medicinal

Excelente expectorante, a malva ainda alivia dores de garganta e estômago, além de combater prisão de ventre e ajudar até mesmo contra acne

None
Foto: Stela Hand

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/11/2016 às 12:37
Atualizado às 12:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Diferentemente do que acontece com a maioria das plantas medicinais, a malva ou (Malva sylvestris) tem gosto agradável quando consumida na forma de chá. Sua eficácia contra problemas de saúde é cientificamente comprovada, tratando dores de garganta, tosse e infecções bucais. A raiz tem 20% de proteínas e 35% de gorduras. Como medicamento, pode-se contar com os flavonoides, os próprios ácidos graxos, os taninos, os ácidos cumarínicos clorogênico e cafeico, e derivados antraquinônicos, que são bons laxativos.

malva

Foto: Stela Handa/Colaboradora

Mas, atenção!

Como existe mais de uma espécie de malva, é preciso verificar a composição química para obter os efeito desejados. Daí a importância de se consultar sempre um médico que conheça fitoterapia antes de consumir um medicamento feito com malva (ou qualquer outra planta), para não correr o risco de sofrer com a toxidade.

Anti-inflamatória

A grande quantidade de mucilagem (especialmente na raiz) confere à malva ação anti-inflamatória e protetora de mucosa respiratória, digestiva e cutânea – o que significa que age contra tosse, dores de estômago, é excelente expectorante e facilita a digestão e o tratamento de dermatites. Alguns estudos afirmam que também é eficaz no controle dos níveis de glicose na corrente sanguínea.

Malva: um laxante suave

A antraquinona tem efeito laxativo suave, enquanto o extrato alcoólico (encontrado pronto em farmácias) melhora o sistema de defesa. Os taninos são adstringentes e podem ser usados contra os sintomas da diarreia ou o acúmulo de secreção, por exemplo. Além disso, o chá de malva também pode ser utilizado em compressas – eficazes no tratamento de acne e furúnculos, além de agir como refrescante para a pele.

Vocé é ansioso? ou tem pessoas que você ama que são. Quer aprender a como se livrar deste mal. Baixe nosso e-book gratuitamente.

LEIA TAMBÉM:

Texto: Redação Alto Astral