ESTILO DE VIDA

Quais são os malefícios do açúcar para a saúde? Descubra!

Excluir o açúcar da dieta é uma missão bastante difícil, não é mesmo? Então conheça mais um pouco sobre ele motivos para abandoná-lo de vez!

None
Não é preciso consumir o açúcar vindo da cana Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/03/2017 às 12:41
Atualizado às 13:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Há quem diga que o açúcar é fundamental para a sobrevivência. E, dependendo da interpretação, isso é uma verdade. É que o açúcar de que falamos aqui é a glicose, a molécula que todas as células do organismo utilizam para a produção de energia. O cérebro, por exemplo, consome cerca de 20% da energia que o corpo produz e só consegue funcionar a partir da glicose. Mas ninguém precisa consumir o açúcar que vem da cana, para abastecer o corpo de glicose. Afinal, os carboidratos presentes no arroz, nos pães, nas frutas e em uma lista enorme de alimentos são convertidos em glicose durante a digestão. Isso quer dizer que não precisamos do açúcar branco, adquirido em pacotes no mercado.

Tigela de cubos de açúcar, açúcar

Não é preciso consumir apenas o açúcar derivado da cana. Foto: Shutterstock.com

Controvérsias

A regra para qualquer tipo de alimentação é: não consuma em excesso. Para alguns especialistas, o açúcar só vai fazer mal se ingerido acima da quantidade permitida. Para pessoas saudáveis, que não apresentam diabetes, síndrome metabólica, obesidade ou colesterol alto, o produto não é proibido. Porém, na opinião de outros profissionais, o açúcar não oferece nada de bom à saúde e, por isso, devia ser cortado da dieta, já que não há necessidade de ingeri-lo. “A orientação que podemos dar é: consuma o mínimo possível”, indica a nutricionista Patricia Davidson. Por isso, é fundamental a consulta com um nutricionista para saber mais sobre o assunto assunto.

açúcar

O açúcar rouba todos os nutrientes bons do organismo Foto: Istock.com/Getty images

Principais prejuízos do açúcar para a saúde:

  • Ele não alimenta, apenas consome as vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio para ser digerido e metabolizado. Ou seja, o excesso do produto “rouba” os nutrientes do organismo.
  • Além do risco de diabetes, o excesso também aumenta a gordura no sangue, elevando as taxas de colesterol e triglicérides.
  • Afeta os órgãos, pois se ingerido em grande quantidade transforma-se em gordura, que se deposita no fígado, no coração e nos rins e ainda predispõe à obesidade.
  • Inibe a produção de enzimas digestivas, interferindo na síntese e na digestão de proteínas.
  • Altera o equilíbrio hormonal e enfraquece os ossos, tornando o sangue ácido. Minerais como cálcio e magnésio são mobilizados para tentar retomar o equilíbrio ácido-alcalino do sangue.
  • Enfraquece o sistema imunológico.
Texto Redação Alto Astral

Leia também: