Connect with us

O que você está procurando?

Você é uma mãe multitarefas? Cada dia fica mais complicado arrumar tempo para todos os afazeres? Confira nossas dicas para aliviar as responsabilidades
- Foto: Shutterstock.com

Mãe multitarefas: como aliviar o sentimento de culpa quando o tempo parece insuficiente para tantas atividades?

Você é uma mãe multitarefas? Cada dia fica mais complicado arrumar tempo para todos os afazeres? Confira nossas dicas para aliviar as responsabilidades

Parar de trabalhar após o nascimento do filho para se dedicar exclusivamente à função materna é uma opção que poucas mulheres podem e querem ter. Na vida moderna é assim: quer ter filhos, tudo bem. Mas não se esqueça de colocar dinheiro em casa, cuidar dos afazeres domésticos, dar atenção ao companheiro e, se sobrar uma horinha, dar um trato no visual. Isso não é problema para a super mãe multitarefas. O difícil é aquela culpa que bate quando o tempo dedicado à família torna-se escasso…

Autojulgamento

• Muitas mães sabem que, como todo ser humano, não são perfeitas e cometem falhas. No entanto, essa percepção não costuma trazer bons sentimentos.

• Vamos listar algumas situações que costumam gerar culpa nas mulheres: trabalhar; não trabalhar; dedicar mais tempo a um filho do que a outro; querer estar com o marido ou amigos; se divertir; estar cansada ou desanimada; querer realizar uma porção de atividades ou simplesmente por querer ficar sozinha, sem fazer absolutamente nada. Haja equilíbrio emocional para enfrentar tudo isso! Mas será possível ser mãe sem estar às voltas com tanta angústia?

• “No meu dia a dia dificilmente vejo mães que conseguem desempenhar, livres de culpa, a função materna”, explica a psicóloga Cynthia Boscovich.

Mãe multitarefas: raiz do problema

• Com tantas funções e responsabilidades, o cotidiano das mulheres torna-se bastante atribulado e complexo.

• É claro que muitos companheiros e pais estão cada vez mais participativos e colaboradores no cuidado com os filhos. Mas existem tarefas que são exclusivamente delas e, por mais que haja alguém que apoie e colabore, não há como delegar por completo o cuidado com os filhos.

• Por essas e outras, é importante ter certeza de todas as atribuições que uma gestação pode trazer. “Cada vez me envolvo mais com essa questão: o filho não é descartável e, a partir do momento em que decide tê-lo, ele estará presente a vida toda. E não adianta dispor de apenas alguns minutos por dia ou terceirizar os cuidados com ele, pois o afeto e o amor de pai e mãe não devem ser delegados a terceiros”, comenta a psicóloga.

• Filho demanda tempo, atenção, cuidado e envolvimento e, segundo Cynthia, essa pode ser a origem de tanta culpa, já que nem sempre é possível dar conta de tudo.

Questão de escolha

• Abrir mão de certas coisas em nome de outras não é simples, nem se livrar da culpa por não ser perfeita. Porém, a todo momento a vida nos coloca em situações de escolhas, e com os filhos não é diferente.

• É preciso ter consciência do fato de que ter filhos não é brincadeira e não dá para mandá-los de volta ou dizer, como as crianças dizem, “não quero brincar mais disso”.

• “Uma saída para lidar com essa questão é tentar olhar para dentro de si e perceber o que de fato o pai e a mãe esperam da própria vida, dos filhos e do que estão vivendo”, sugere a especialista.

• Para isso, buscar o apoio de uma psicoterapia pode ser uma boa alternativa, pois é possível, com a ajuda profissional, entender a causa desses sentimentos e aprender a lidar com eles.

Texto: Giovana Sanches | Consultoria: Cynthia Boscovich, psicóloga clínica e psicanalista

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Vai casar e precisa escolher seu buquê de noiva? Veja nossas dicas e fotos para se inspirar e não fazer feio no seu grande dia!

Estilo de vida

A Rússia é, literalmente, um país e tanto! Muitos dos nomes de origem russa se popularizaram pelo mundo, inclusive no Brasil. Conheça alguns deles.

Estilo de vida

Inovar à mesa com saladas saborosas com grão-de-bico é uma excelente ideia! Esse alimento é bastante nutritivo e, ainda, eleva o humor!

Estilo de vida

Com estas receitas de saladas especiais, você vai poder curtir o fim de semana sem precisar desregular sua dieta e abrir mão de sua saúde

Estilo de vida

Para conquistar os pequenos e acrescentar novos alimentos em sua dieta, aposte em pratos decorados e bem coloridos de salada para crianças

Estilo de vida

Seu filho ainda não fala, mas já sabe mexer no celular? Então confira as maneiras certas de introduzir a tecnologia na vida das crianças!

Estilo de vida

Confira dicas do que evitar para que seu bichinho não contraia infecções e continue saudável. Será que você anda fazendo o certo?

Estilo de vida

Os cachorros obesos têm mais facilidade em desenvolver doenças: saiba como ajudá-los a manter a saúde em dia e evitar complicações!