Má circulação: descubra o que ela pode causar à saúde!

A má circulação do sangue é a grande causadora de problemas como as varizes e a trombose. Veja como se prevenir e quais cuidados tomar.

None
A má circulação sanguínea também pode causar a arterioesclerose. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/03/2017 às 13:26
Atualizado às 13:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ligados ao coração, estão inúmeros vasos que levam o sangue para todo o corpo, distribuindo oxigênio e nutrientes. Em conjunto, o coração e as artérias e veias do corpo agem para que o organismo inteiro funcione corretamente. Quando algum vaso sanguíneo não consegue cumprir sua função (por entupimento ou rompimento, por exemplo), desencadeia problemas que vão de pequenos inchaços até problemas cardíacos graves, como o infarto. Saiba mais sobre os problemas vasculares mais comuns causados pela má circulação sanguínea.

má circulação pode ser a causa de problemas como trombose, varizes e arterioesclerose

A má circulação sanguínea também pode causar a arteriosclerose. FOTO: Shutterstock

Varizes

As mulheres, principalmente, conhecem bem esse problema que atinge cerca de 18% da população adulta brasileira e prejudica tanto a estética como a saúde. “Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície cutânea. Podem ser pequenas, médias e de grande calibre”, explica o cardiologista e diretor do Instituto Nacional de Cardiologia Marco Antônio de Mattos. Os sintomas mais frequentes do problema são queimação e cansaço nas pernas, inchaços no final do dia, coceira e sensação de peso.

Trombose

Doença caracterizada pela formação de trombos (coágulos no sangue), que provoca inflamação e obstrução do vaso sanguíneo. A trombose pode ser resultado de varizes, longos períodos sem se movimentar (como em internações hospitalares), traumatismos nos vasos (a lesão nos vasos faz com que o sangue coagule no local), desequilíbrio hormonal, tabagismo, colesterol elevado, etc.

O problema pode ou não apresentar sintomas como dores, inchaço e aumento da temperatura nas pernas, vermelhidão e endurecimento da pele. A trombose em veias profundas pode desencadear problemas graves, como a embolia pulmonar, que acontece quando o coágulo se desloca até o pulmão, entupindo uma artéria e podendo levar à morte. Ela ainda pode provocar infarto e ulceração da pele, decorrente da falta de oxigênio nos tecidos e extremidades.

Há prevenção

Pratique atividades físicas, controle o peso e evite o tabagismo. Jamais use medicações sem recomendação de um especialista: a automedicação pode agravar a doença. É essencial o acompanhamento médico durante o uso de pílulas anticoncepcionais, pois essa medicação não é recomendada para quem apresenta fatores de risco de desenvolver trombose. A combinação das pílulas com o cigarro aumenta consideravelmente as chances de ter a doença.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Marco Antônio de Mattos, cardiologista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.