Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação inadequada durante a gestação aumenta os riscos de doenças genéticas no bebê. Veja os problemas mais comuns causados pela má alimentação.
- Foto Shutterstock.com

Má alimentação durante a gestação eleva os riscos de doenças no bebê

Alimentação inadequada durante a gestação aumenta os riscos de doenças genéticas no bebê. Veja os problemas mais comuns causados pela má alimentação.

Esqueça a crença de que durante a gestação a mulher pode comer o dobro. De acordo com a tabela de orientações universais da alimentação, RDI (Recommended Dietary Intakes), a partir do terceiro mês de gestação é indicada a ingestão de apenas 300 calorias a mais. Resumindo, o consumo calórico máximo não deve passar as 2.800 calorias por dia. O médico nutrólogo Maximo Asinelli revela o que acontece quando a gestante se alimenta inadequadamente.

grávida sentada à mesa com dois pratos de macarrão

Foto Shutterstock.com

Aumentam as chances dos filhos serem obesos e diabéticos na fase adulta

“Quando a mulher ganha peso excessivo durante a gestação, a probabilidade do bebê nascer muito pesado é maior. Por sua vez, se o bebê nascer com peso extra, as chances dele ter sobrepeso ou obesidade na fase adulta é bem maior”, explica o nutrólogo.

Contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas no filho

“Isso ocorre pois os nutrientes que alimentam os bebês através do cordão umbilical são provenientes do que a gestante come. Se a alimentação for ruim, o bebê será mal alimentado”, revela.

Leia também:

O bebê é afetado ainda na barriga e pode até sofrer alterações genéticas

“Pesquisas, como a realizada nos EUA pela Universidade de Missouri, apontam que uma dieta rica em calorias pode prejudicar a vida do bebê ainda na barriga da mãe. O estudo foi feito com 2 mil grávidas, sendo que metade foi orientada a manter uma dieta rica em gorduras e carboidratos e a outra manteve uma alimentação equilibrada. Os fetos do sexo feminino das gestantes com má alimentação tiveram alterações genéticas (como doenças cardíacas), levando à conclusão de que as meninas são mais suscetíveis a mudanças genéticas causadas pela alimentação materna do que os meninos. Outro dado importante é que meninos filhos de mães obesas têm mais chance de serem obesos e terem diabetes do que as meninas”, detalha Asinelli.

Advertisement

Estilo de vida

O autoexame é simples e pode ser feito em casa. Confira o passo a passo e lembre-se: ao observar qualquer alteração, procure um mastologista.

Estilo de vida

É preciso atentar-se ao que o bebê come, pois a qualidade da alimentação começa cedo. Descubra como seu bebê deve alimentar-se em cada fase!

Estilo de vida

Conheça 6 canais fitness no YouTube que irão tirar suas dúvidas, dar ideias e motivar você a ter uma vida mais saudável. Confira!

Estilo de vida

Os métodos de depilação variam, e para saber qual é o ideal para você, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

Estilo de vida

A medicina mundial não encara mais a menopausa como parte inevitável da velhice. Conheça os sintomas e o porque dessa mudança!

Estilo de vida

Você já ouviu falar no conceito de que o cérebro "morre" aos 27 anos? Entenda melhor o que está por trás dessa teoria e saiba como prevenir esse mal

Estilo de vida

O que fazer quando a autoestima está baixa? Trabalhe nesse aspecto e, aos poucos, sinta os efeitos positivos. Veja 5 dicas para mudar a relação consigo!

Estilo de vida

O afeto tem o poder de trazer alívios: diminuí o cansaço, por exemplo. Muitos desconhecem, mas o toque é mais do que um contato, é uma terapia. Confira!