Connect with us

O que você está procurando?

Ele tem como característica o conjunto de reações psicológicas, conscientes ou não, que o indivíduo vivência logo após uma perda. Conheça as 5 fases do luto
- Por ser uma experiência individual, o processo do luto não possui duração estabelecida. Pode levar um ano, décadas ou nunca encerrar o ciclo. FOTO: Pixabay

5 fases do luto: como enfrentar o processo de frente e recuperar a alegria de viver?

Ele tem como característica o conjunto de reações psicológicas, conscientes ou não, que o indivíduo vivência logo após uma perda. Conheça as 5 fases do luto

O luto, normalmente, está relacionado à morte, porém, na ciência é visto como provocado por qualquer interrupção emocional forte que promova tristeza profunda e período de desolação, seja pela morte de um ente querido, um divórcio ou alguém próximo que foi morar longe. O processo é dividido em cinco fases e a maioria das pessoas irão desenvolver pelo menos dois estágios e não necessariamente seguindo uma ordem: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Segundo Lívia Vieira, psicóloga do Hapvida Saúde, o período mais preocupante é a depressão, quando a pessoa toma consciência da perda. Em alguns casos, não é recomendável passar pela situação sozinho. Conheça a seguir as 5 fases do luto:

 

Tratamento fundamental

Independentemente da fase do luto, a terapia atua de forma indispensável como ferramenta de reorganização psicológica para dar suporte ao paciente superar o sofrimento. A partir do tratamento, é possível compreender como lidar com seus sentimentos, novos conflitos e que não há certo ou errado na forma como se encara a vida ou expressa a dor. “Por ser uma experiência individual, o processo do luto não possui duração estabelecida. Pode levar um ano, décadas ou nunca encerrar o ciclo. Aprender a lidar com cada fase é necessário para ter forças e se readequar à nova vida, para seguir em frente”, explica Lívia.

 

Consultoria: Lívia Vieira, psicóloga do Hapvida Saúde

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Com a adoção de alguns hábitos saudáveis, é possível combater a depressão e, de quebra, garantir mais saúde. Veja 6 novos hábitos para começar já!

Estilo de vida

O corpo passa por mudanças e você precisa se adaptar a elas. Para a mulher, o visual é muito importante, por isso confira alguns cuidados com a pele!

Estilo de vida

As mulheres se preocupam muito com a aparência, principalmente com a região do decote. Confira algumas dicas para firmar os seios e sentir-se mais linda!

Estilo de vida

Observe os sintomas e procure ajuda rapidamente para evitar complicações. Para ajudar, confira como conviver com escoliose!

Estilo de vida

Álcool, maconha, tranquilizantes e drogas estimulantes, além de causar dependência, podem gerar sintomas psicóticos e alucinações

Estilo de vida

Elogiar os filhos faz bem, porém o excesso ou a falta da prática pode criar crianças com problemas de autoestima, como prepotência

Estilo de vida

A gagueira na infância tem uma grande chance de cura, desde que tenha o acompanhamento de uma especialista. Confira algumas recomendações importantes!

Estilo de vida

Se está insatisfeita com o formato do rosto, esse procedimento cirúrgico pode ser a solução. Vem tirar as suas dúvidas sobre a bichectomia!