ESTILO DE VIDA

Língua limpa ajuda a manter a boa saúde bucal!

Assim como escovar os dentes, limpar a língua é essencial para manter os dentes e gengivas saudáveis! Saiba como limpar a língua e cuidar da higiene bucal!

None
Limpar a língua é um hábito que garante a saúde bucal | Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/06/2017 às 08:00
Atualizado às 12:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sabe aquelas manchas esbranquiçadas que ficam na língua quando acordamos? Elas são sujeiras, chamadas de saburra lingual, e podem fazer mal à sua boca! Uma língua saudável apresenta um aspecto rosado e lisinho. Por isso, é muito importante saber como limpar a língua corretamente, utilizando os acessórios certos. Veja aqui do que são formadas essas sujeirinhas e como se livrar delas para garantir a saúde bucal!

Muitas toxinas

Segundo Renata Abreu, terapeuta de tratamento corporal, a medicina ayurvédica, tradicional e milenar modalidade indiana, explica que essa sujeira acumulada na língua durante a noite de sono é carregada de toxinas que podem ser prejudiciais à saúde. “Isso porque a medicina indiana crê que, embora o corpo esteja em repouso, o sistema digestivo continua a funcionar. Nesse período o próprio organismo faz um expurgo de impurezas e parte disso é enviada para a boca e fica presa na língua”, afirma.

Higiene é essencial

Na Ayurveda, a higiene do corpo é um elemento essencial para a boa saúde e tudo isso começa com o que ingerimos, ou seja, por meio da digestão. Caso não seja realizada a higienização da língua, essas toxinas serão reabsorvidas pelo organismo. “O resíduo pode obstruir a expiração e causar problemas respiratórios e das vias aéreas, sinusite, problemas do trato digestivo e o desagradável mau-hálito”, afirma.

Língua saudável, boca saudável

A limpeza adequada da língua todas as manhãs ajuda a promover a produção de saliva, que auxilia a boa saúde bucal e manutenção de dentes, gengivas e mucosa saudáveis. Mas ela não deve ser feita com a escova de dentes! Essa higienização, para ser eficiente, precisa ser realizada com raspadores que são encontrados em qualquer farmácia e drogaria. “Caso queira começar e ainda não tenha um, você pode usar uma colher. Passe com firmeza pela língua, mas sem pressão suficiente para machucar, não é esse o intuito da limpeza”, finaliza.

LEIA TAMBÉM: