Será que limpar a cera dos ouvidos pode causar algum problema? Descubra!

Temos o costume de limpar a cera de ouvido com cotonetes, mas será que esse hábito pode causar algum problema? Descubra o que os médicos acham disso

- A função da cera de ouvido é proteger o canal auditivo, por isso nunca deve ser retirada por completo. Foto:Shutterstock

Às vezes, bate aquela coceira nos ouvidos e não resistimos à vontade de usar cotonetes para limpar e higienizar as orelhas. Mas será que esse hábito é saudável? A cera de ouvido, também chamada de cerume pelos médicos, é responsável pela proteção dos ouvidos. Ela que evita a entrada de bactérias, fungos, vírus e corpos estranhos nos canais auditivos.

A cera

A cera de ouvido é produzida pela parte externa do canal auditivo, são aproximadamente 2 mil glândulas sebáceas e sudoríparas modificadas responsáveis pela secreção, quando combinada com pelos, peles mortas e outros detritos corporais, forma-se o cerume. A cera também é divida entre cera seca e úmida, essas particularidades são determinadas geneticamente.

Limpeza

A limpeza da cera do ouvido é realizada pelo próprio organismo, conforme a mandíbula se movimenta, o corpo se encarrega de expulsá-la dos ouvidos. Em casos mais complicados, cabe a um especialista a realização da limpeza.

Riscos do cotonete

Porém, se não limpar os ouvidos não é um opção para você, muito cuidado ao manusear o cotonete. “Limpar os ouvidos com hastes flexíveis pode causar uma lesão a esse órgão, que é muito sensível. Além de otites externas e sangramentos, também existem casos de infecções e lesões na membrana timpânica, como a perfuração do tímpano – e, em casos mais extremos, até surdez”, explica a otorrinolaringologista Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães. Outro risco que se corre é o de empurrar a cera para dentro do canal auditivo, deixando-a em um lugar onde a limpeza natural não ocorre.

Ouvido entupido

Quando o próprio organismo não consegue se livrar do cerume, a consequência é uma obstrução do canal auditivo. Alguns dos sintomas dessa situação são:

*Dor e perda da audição

*Zumbido e barulho nos ouvidos

*Coceira e secreção com mau odor

Somente um especialista pode realizar a limpeza do ouvido entupido, o procedimento adotado é a lavagem, em que, com o auxilio de uma seringa, ele introduz nos ouvidos um líquido capaz de retirar a cera entupida.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Rita de Cássia Cassou Guimarães, otorrinolaringologista

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência