Saiba por que o limão é um poderoso aliado do sistema imunológico

Desvende os nutrientes do limão e saiba quais são as vantagens que seu consumo proporciona à saúde do sistema imunológico.

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/02/2017 às 13:18
Atualizado às 13:24

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nada melhor do que se refrescar com uma deliciosa limonada nos dias de calor, não é mesmo? Pois saiba que o limão, além de trazer sabor à rotina, ainda beneficia o bom funcionamento do organismo, já que conta com uma vasta lista de nutrientes capazes de blindar o corpo contra diversos males. Um pouco mais sobre o limão você confere nas linhas seguintes e, certamente, se convencerá a inclui-lo na sua rotina diária!

limao-beneficios-saude-fruta

Foto: iStock.com/Getty Images

Dossiê da fruta

Se não bastasse a tão conhecida vitamina C, que é uma aliada e tanto para a proteção do sistema imunológico, o limão ainda conta com outra série de componentes benéficos à saúde. Alguns exemplos? Vitamina A – excelente na proteção da visão e da pele -; vitaminas do complexo B – que auxiliam no funcionamento cerebral e ainda colaboram para afastar problemas emocionais, como a depressão -, inúmeros minerais, como cálcio e magnésio – essenciais na proteção da saúde dos ossos e do cérebro -, além de vários ácidos antioxidantes, que fazem uma verdadeira limpeza no organismo e colaboram para dar tchau às toxinas. “O limão também é rico em minerais e vitamina C, entretanto, possui substâncias em sua casca, como os óleos essenciais, que podem trazer benefícios extras, como o auxílio na prevenção de câncer e a eliminação de toxinas do organismo, além de possuir uma potente atividade antioxidante”, comenta a nutricionista Barbara Rescalli Sanches.

Imunidade reforçada

Um copo (250ml) de limonada por dia já é o bastante para ajudar o organismo a aumentar a imunidade. Essa qualidade refere-se, principalmente, às altas quantidades de vitamina C, um dos nutrientes que mais contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico. “A vitamina C, além de melhorar o sistema imunológico do corpo, atua como um poderoso antioxidante, nutrindo e protegendo as células de danos causados pelos radicais livres. É considerado um nutriente importante no tratamento de problemas de circulação e doenças relacionadas ao estresse”, ressalta o nutrólogo Euclésio Bragança.

Batimentos protegidos

O limão é muito eficaz na diminuição do acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias por contar com a presença de ácidos cítricos, polifenois e vitamina C, que deixam o trânsito livre para que o sangue possa percorrer o corpo de forma saudável.

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Barbara Rescalli Sanches, nutricionista; Euclésio Bragança, nutrólogo

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.